Sérgio Ricardo fala sobre importância da piscicultura

26/03/2012 10:26

Considerado um dos mais bem-sucedidos projetos sociais de atendimento aos pequenos produtores rurais de Mato Grosso, a abertura de tanques e a doação de alevinos atingiu, entre 2009 a 2012, um milhão de alevinos  distribuídos, além da construção de tanques em todos os 141 municípios. Autor de vários projetos de leis e iniciativas sobre o o assunto, o deputado Sérgio Ricardo (PR) direcionou suas atividades, neste sentido, aos municípios de Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Nobres, Jangada, Rosário Oeste, Nova Brasilândia e Planalto da Serra, além das regiões do médio-norte e oeste.

O parlamentar ajudou a criar 190 tanques com a doação de alevinos, no Cinturão Verde, em Cuiabá, no bairro Pedra 90, onde diversas famílias foram beneficiadas. A ação do deputado tem como base, a assinatura de um termo de cooperação entre o Estado e as prefeituras. “É uma forma viável por lei e rápida de atender os pequenos produtores rurais interessados nessa atividade econômica”, disse Sérgio.

Os convênios são celebrados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) em consonância com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável, cujas ações são divididas com as prefeituras. O governo cede uma máquina e os municípios cedem os tratoristas e o óleo diesel, conforme previsto em lei publicada em Diário Oficial.

De acordo com Sérgio Ricardo, a piscicultura tornou uma fonte de renda inevitável para centena de famílias rurais em todo o estado de Mato Grosso. “A diversificação da economia em algumas regiões é caminho sem volta. E a piscicultura é a mais viável para os produtores rurais”, afirmou Sérgio.

Fonte:Al/MT

Tags: