Dilma chega à Índia para reunião dos Brics

27/03/2012 09:39

A presidente Dilma Rousseff desembarcou nesta terça-feira na cidade indiana de Nova Délhi para participar na quarta reunião de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e para uma visita de Estado ao país.
Acompanhada por seis ministros (Relações Exteriores; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Educação; Ciência e Tecnologia; Turismo e Comunicação), o secretário executivo da Fazenda e dois governadores, a presidente receberá o título de doutor honoris causa na quarta-feira na Universidade de Nova Délhi.

Na quinta-feira ela participará na reunião anual das cinco potências emergentes, que acontecerá em um hotel da capital indiana, e na sexta-feira fará uma visita de Estado que terá como principal momento um jantar de trabalho.

Economia mundial

Esta é a segunda reunião dos Brics com a presença de Dilma Rousseff, depois do encontro de Hainan, China, ano passado.

Mais uma vez a situação na Eurozona será abordada no evento das cinco potências emergentes, que tiveram o crescimento afetado pela crise da dívida na Europa. Também serão discutidos assuntos como a situação no Oriente Médio – em particular a Síria – e a eleição do presidente do Banco Mundial, entre outros temas.

Os Brics também analisarão a criação de um banco de desenvolvimento para financiar projetos sustentáveis e de infraestrutura. É provável que neste encontro se decida a criação de um grupo de trabalho para elaborar a criação da instituição, segundo uma fonte diplomática brasileira.

Na agenda da reunião bilateral com a Índia, Dilma deve abordar a preferência do país asiático pelo caça francês Rafale, cuja aquisição o Brasil também cogita, e a ampliação do volume comercial entre os dois países.

Fonte:Band

Tags: