Exposorriso recebe ranking Nelore de MT

05/04/2012 09:37

O evento será realizado no Centro de Tradições Gauchas Recordando Pagos do município de Sorriso. “A Exposorriso é um das principais etapas desse Ranking e certamente a disputa será acirrada e de alto nível”, avaliou o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso ACNMT, Hermes Botelho de Campos, responsável pela organização do Ranking.

Na programação oficial da etapa obrigatória da Exposorriso a pesagem e diagnostico de gestação serão feitos no dia 08 de maio e os julgamentos acontecem no período de 10 a 12. A entrada dos animais esta prevista a partir do dia 06 de maio e o início das inscrições começou ontem, 29 de março, e segue até o dia 04 de maio. Estão disponíveis 440 argolas a um custo de R$ 180,00 cada até o dia 29 de abril, passando para R$ 200,00 após esta data.

Os juízes já foram contratos para os julgamentos dos animais. São eles: Horácio Alves Ferreira Neto, Conrado Silveira Giraldi e Bruno Mazzaro. Os jurados das exposições regionais obrigatórias são escolhidos pela comissão conjunta ACNB, ABCZ e Colégio de Jurado. Durante o julgamento são observados todos os detalhes dos animais, como a homogeneidade, precocidade, caracterização racial, acabamento de carcaça e diversos outros.

Este ano os expositores e criadores de gado Nelore terão que participar de 5 etapas denominadas obrigatórias. Uma das etapas foi realizada durante a Expoinel em Cuiabá que aconteceu de 05 a 16 de maio e marcou a abertura oficial do Ranking Estadual. A próxima será a Exposorriso na cidade de Sorriso de 09 a 13 de maio; a Exponop em Sinop de 02 a 10 de junho; a Expoagro em Cuiabá no período de 07 a 17 de julho e a Exposul em Rondonópolis de 04 a 12 de agosto. O produtor precisa participar, além das 05 etapas obrigatórias, de outras 03 exposições para somatória dos pontos. Os campeões serão conhecidos no mês de novembro deste ano.

O Ranking Estadual da Raça Nelore em Mato Grosso é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso ACNMT, com apoio da Acrimat Associação dos Criadores de Mato Grosso e do Fabov Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte. No site da ACNMT (www.neloremt.org.br) os interessados podem acompanhar as tabelas com resultados completos de todas as etapas do Ranking em Mato Grosso.

Fonte:Portaldoagronegócio

Tags: