Demandas do cooperativismo são apresentadas ao ministro da Agricultura

12/04/2012 09:56

Após a apresentação feita pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, Mendes Ribeiro recebeu as propostas para o desenvolvimento do cooperativismo e do setor agropecuário brasileiro. “Nós entregamos ao ministro quatro documentos propondo a implantação de várias medidas, entre as quais estão inseridas sugestões de apoio ao setor avícola. Também gostaríamos que o ministério da Fazenda dispensasse o mesmo tratamento dado ao setor da indústria em pontos relacionados às cooperativas e solicitamos a ajuda do Mapa nesse sentido”, explicou do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Pronamp – As cooperativas reivindicaram ainda a inclusão das cooperativas como beneficiárias do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e que a taxa de juros do programa seja reduzida dos 6,25% para 5,0% ao ano. Ainda de acordo com Koslovski, outro ponto discutido foi a criação de um programa de garantia de renda para o agricultor brasileiro, contemplando adequações no seguro rural, no Proagro e no prêmio de suporte de preços. Também, a regulamentação de um fundo garantidor de crédito rural e a reestruturação da dívida agrícola. “O encontro com o ministro foi positivo. A partir de agora, serão realizadas reuniões como essa a cada dois meses e cabe a nós continuamos empenhados para que os nossos pleitos sejam implementados”, acrescentou.

Presenças
– O encontro com o ministro teve ainda a presença do superintendente da OCB, Renato Nóbile e dos presidentes das organizações estaduais das cooperativas do Rio Grande do Sul, Vergilio Perius; de Minas Gerais, Ronaldo Scucato; de Goiás, Haroldo Max; do Mato Grosso do Sul, Celso Régis; do Ceará, João Nicédio Nogueira; e do Amazonas, Petrúcio Magalhães Júnior, e, representando a unidade de São Paulo, o presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Ismael Perina Júnior. Também participaram da reunião, o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoagro), Rui Polidoro, e o coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Odacir Zonta.

Fonte:Portaldoagronegócio

Tags: