Subcomissão quer ampliar transparência na Copa de 2014

12/04/2012 09:53

Em curta reunião na tarde da quarta-feira (11), a Subcomissão Temporária Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 aprovou seu plano de trabalho e atividades para 2012. Um dos objetivos do colegiado é estimular a participação da sociedade civil e ampliar a transparência das ações públicas nos preparativos e também na realização desses eventos esportivos.

Composta por cinco senadores titulares e cinco suplentes, a subcomissão é presidida pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e tem como vice-presidente o senador Zeze Perrella (PDT-MG). O colegiado funciona no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

O plano de trabalho traz como objetivo da subcomissão “pensar e propor soluções para a gestão pública do turismo, não apenas nos investimentos em infraestrutura, como reforma dos estádios e aeroportos, mas também outras ações, como mobilidade urbana e qualificação profissional, que garantam legados significativos para a sociedade brasileira”.

Para 2012, o plano de trabalho prevê a realização de audiências públicas sobre diversos temas envolvendo esses três grandes eventos esportivos: ações de sustentabilidade; impactos sobre a tecnologia da informação nacional; Lei Geral da Copa; legados positivos e negativos e experiências vividas pela África do Sul, que sediou a Copa de 2010, e Grécia, que sediou as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2004; e situação das obras de mobilidade urbana, aeroportos e estádios.

Em 2011, o colegiado realizou três audiências públicas, sobre a transparência dos gastos públicos para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016; a qualificação empresarial e profissional, a rede de proteção necessária e as políticas de acessibilidade para esses eventos.

Também em 2011, a subcomissão participou do Fórum Legislativo nas Cidades Sedes da Copa do Mundo de 2014, com visitas técnicas às cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Foram debatidos e avaliados temas como mobilidade urbana e construção, reforma e ampliação de estádios e aeroportos.

Fonte: Agência Senado

Tags: