Máquinas para mutirão de combate a dengue serão entregues nesta segunda-feira

16/04/2012 13:40

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), entrega nesta segunda-feira (16.04) para as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande os maquinários que serão usados na limpeza urbana a fim de eliminar os focos do mosquito da dengue. As duas cidades respondem juntas por 40% dos casos da doença em Mato Grosso.

A entrega dos equipamentos será feita oficialmente, às 8 horas, durante reunião do Comitê de Combate a Dengue, que será realizada na Secretaria das Cidades. O Estado está participando dessa força-tarefa atendendo a uma solicitação dos dois municípios, que na semana passada pediram ao Governo do Estado um reforço de maquinários para fazer um grande mutirão de limpeza com o objetivo de reduzir os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Durante reunião realizada dia 10 foi acordado com os municípios que o Estado iria disponibilizar seis caminhões, três pás carregadeiras e uma retroescavadeira para Cuiabá. Em contrapartida o município irá fornecer mais caminhões e pá escavadeira. Para Várzea Grande também serão seis caminhões, duas pás carregadeiras e uma retroescavadeira, que será ofertada pela Funasa. Os equipamentos fornecidos pelo Estado vão para as ruas com adesivos do Governo.

O trabalho das equipes será acompanhado pela da Secretaria das Cidades. Os pontos prioritários onde serão realizadas a limpeza serão apontados pelos dois municípios, que se comprometeram em divulgar durante a reunião de segunda-feira uma lista dos locais por onde o mutirão deverá passar.

A força-tarefa será realizada em Cuiabá e Várzea Grande por um prazo de 60 dias. Durante esse período será coletado o chamado “lixo da dengue”, ou seja, todos os tipos de recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. As retroescavadeiras vão trabalhar também na limpeza dos córregos e todos os locais onde houver água acumulada e que precisa de drenagem.

Ficou acordado ainda que a equipe do mutirão não será responsável pela coleta de lixo convencional, que é da responsabilidade das prefeituras. Depois de feita a limpeza emergencial a manutenção ficará a cargo dos municípios.

O Comitê de Combate à Dengue é formado por representantes da Secretaria de Estado das Cidades, Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Defesa Civil do Estado, Defesa Civil de Cuiabá e de Várzea Grande e Ministério Público Estadual (MPE).

Fonte:Secom/MT

Tags: