Obama volta a Washington após Cúpula das Américas na Colômbia

16/04/2012 08:52

O presidente americano, Barack Obama, retornou a Washington de Cartagena, na Colômbia, na noite de domingo, após participar da Cúpula das Américas, viagem ofuscada por um escândalo de prostituição no qual estão envolvidos alguns de seus seguranças.

O avião presidencial Air Force One aterrissou na base da Força Aérea Andrews, nos arredores de Washington, às 23H56 (00H56 de Brasília desta segunda-feira).

Obama retornou a Washington ao término de uma visita de três dias à Colômbia, a primeira ao país.

A VI Cúpula das Américas terminou no domingo sem consenso sobre a participação de Cuba nos próximos encontros, tema que dividiu a cúpula.

A maioria dos dirigentes da Organização dos Estados Americanos (OEA) exigiu a integração de Cuba na próxima edição deste encontro, mas esta opção foi rejeitada por Estados Unidos e Canadá.

Antes de voar aos Estados Unidos, Obama justificou esta posição afirmando que a ilha ainda não tem um governo democrático e não respeita direitos humanos básicos.

Mas vista dos Estados Unidos, a Cúpula das Américas pode ficar reduzida a um escândalo. Onze membros dos serviços secretos, a prestigiada polícia que protege o presidente, foram suspensos depois de serem acusados de se relacionar com prostitutas em Cartagena. Cinco militares foram detidos pelo mesmo caso.

Fonte:Terra

Tags: