JAM’s tem apoio do Governo e competições em Juína definem representantes do vôlei e futsal no 21º JAB’s

23/04/2012 09:50

Mato Grosso irá conhecer na terça-feira (24.04) quais equipes e atletas irão representar o Estado no 21º Jogos Abertos Brasileiros (JAB’s), que será realizado em Vitória, no Espírito Santo, de 24 a 30 de maio. Neste ano, o Governo do Estado de Mato Grosso promove o 11º Jogos Abertos Mato-grossenses (JAM’s), em duas etapas, aproximando ainda mais os jogos dos municípios competidores.

Neste fim de semana, em Juína (735 Km a Noroeste de Cuiabá), sede da segunda etapa, saem as classificações dos times de futsal e voleibol que disputam, na segunda-feira (23.04), a vaga para o 21º JAB’s. Sinop (503 Km ao Norte da Capital) sediou a primeira etapa, realizada na região Norte, de 12 a 17 de abril, a qual definiu as equipes de handebol e basquete do município-sede para representar Mato Grosso no JAB’s 2012.

O prefeito de Juína, Altir Antônio Peruzzo, aprovou a iniciativa do Governo, que ao regionalizar mais as competições está proporcionando “um momento importante tanto para o município, quanto para os demais daqui da região”. É a primeira vez que os Jogos são sediados na região Noroeste de Mato Grosso, no município de Juína – que por três anos já representou o Estado com equipes no JAB’s.

“É um momento de integração e também reconhecimento do Governo do Estado, da importância que a nossa região tem. Nós temos dedicado um esforço muito grande na formação das equipes nas diferentes modalidades; nos Jogos Estudantis; Jogos Escolares; temos participado dos Jogos Abertos pelo Estado a fora e chegou a nossa vez de receber os municípios aqui na nossa cidade, o que é motivo de satisfação não só para nós da administração, mas para toda a comunidade juinense e aqui do Noroeste”, disse Peruzzo.

Para o secretário de Esportes e Lazer de Mato Grosso, José de Assis Guaresqui, as competições são um sucesso, dentro do esperado pelo Governo do Estado que com as duas etapas do JAM’s trouxe o esporte àqueles que gostam de praticá-lo. Desde quinta-feira (19.04) Juína sedia as disputas de futsal e voleibol masculino e feminino dos 13 municípios da região Noroeste.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Marcelo Garcia, que as competições nas regiões Norte e Noroeste trouxeram maior possibilidade a muitos atletas e equipes que têm dificuldades para se locomoverem até regiões mais distantes para participarem dos jogos. “É um grande desafio recebermos os Jogos e essas equipes. O governo está de parabéns, que por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel/MT) e equipe técnica, traz para o interior que se sente mais valorizado e prestigiado”, disse. Segundo o diretor técnico Carlos Fernandes, que coordena o 11º JAM’s, agora o governo decidiu regionalizar as competições regionais, enquanto a Capital sediará os grandes eventos como os Jogos Olímpicos Estudantis e a Copa do Mundo, por exemplo.

A 11ª Edição do JAM’s, nas duas etapas, é realizada pelo Governo do Estado e prefeituras de Sinop e Juína que oferecem, respectivamente, à competição toda estrutura necessária, desde a diretoria técnica, as premiações, os convênios com os municípios-sede para viabilização de alimentos para os atletas e dirigentes e quadras para os jogos, alojamentos e atendimento médico.

Guaresqui também apresentou aos prefeitos dos municípios do Noroeste a perspectiva de governo e de que forma pode ajudar, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel/MT), os municípios a fomentarem o esporte regional. “O interior do Estado precisa ser valorizado. Basta (os municípios) se organizarem, se prepararem e buscarem a nossa parceria, que vamos fazer aquilo que estamos fazendo hoje aqui, sempre. Trazendo competições importantes para o interior do Estado”, completou.

Além de handbol, basquete, futsal e vôlei, Mato Grosso terá representantes do judô e atletismo no 21º JAB’s. Os nomes e atletas serão oficialmente divulgados na terça-feira. Pelo menos 150 pessoas integrarão a delegação mato-grossense em Vitória (ES).

Fonte:Secom/MT

Tags: