Deputados debatem infraestrutura, saúde e serviço público

25/04/2012 13:11

Na sessão vespertina desta terça-feira (24), os deputados da Assembleia Legislativa apresentaram projetos de lei, fizeram solicitações variadas e apresentaram Moções de Pesar a personalidades que contribuíram com a formação de Mato Grosso. Após a leitura do pequeno expediente por Dilmar Dal’ Bosco (DEM), o parlamentar José Domingos Fraga, (PSD) reassumiu sua cadeira no Poder Legislativo, após deixar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e apresentou indicações pedindo reformas em duas escolas, uma no município de Alto Paraguai e outra em Sorriso. Indicou ainda, à Secretaria de Transporte, a recuperações de rodovias, algumas delas, nas proximidades dos municípios de Nova Mutum e Barra do Bugres.

“As obras de recuperação nestas rodovias foram iniciadas há mais de três anos e algumas estão intransitáveis. É preciso que o Governo do Estado realize com urgência uma operação ‘tapa buracos’ nas MTs 449, 235, 010, 343 e 240”, disse José Domingos, ao pedir também a reforma da ponte Ariranha, na MT-409, localizada próxima a cidade de Capão Verde. O deputado Sebastião Rezende (PR) lembrou que costuma visitar com frequência os municípios mato-grossenses e acrescentou que a situação das MTs do Estado é “realmente complicada”.

O presidente da Casa, deputado José Riva (PSD), defendeu que os parlamentares devem aprovar, em caráter de urgência, o projeto de lei de sua autoria que garante a convocação dos aprovados nos concursos públicos em Mato Grosso. A proposta em tramitação desde março estabelece a obrigatoriedade da nomeação, pela administração pública estadual, dos candidatos aprovados, respeitando o número de vagas estabelecido no edital.

“Essa questão deveria ser impositiva. Se uma pessoa é classifica em um concurso, deve ser chamada imediatamente. Na função de deputados, temos obrigação de trabalhar para resolver essa situação”, disse Riva.

Preocupado com a epidemia da Dengue no Estado, o deputado Guilherme Maluf (PSD) convocou a participação do secretário de Estado de Saúde, Vander Fernandes, na próxima reunião do Colégio de Líderes dos deputados. “Precisamos saber quais as reais medidas que estão sendo tomadas para preservar a população. Há filas nos hospitais, pessoas sofrendo os piores transtornos que se possa imaginar. É preciso mudar esse quadro urgentemente”, disse Maluf.

Moções de Pesar

Quatro moções de pesar foram apresentadas durante a sessão: ao senhor José Inácio, um dos fundadores da cidade de Sinop, responsável por fundar uma das primeiras madeireiras daquela cidade. Ao senhor Claudino Ceolato, proprietário do hotel Ceolato Palace Hotel, em Várzea Grande e pioneiro da cidade de Lucas do Rio Verde. Autor, deputado Dilmar Dal’ Bosco. Os deputados Emanuel Pinheiro e Wagner Ramos, solicitaram Moção de Pesar às senhoras Adine Figueiredo Matos, ex-primeira dama de Cuiabá na década de 50 e Rosângela Teixeira de Carvalho, ex-servidora deste Poder. Ao final da sessão o deputado Luiz Marinho (PTB) pediu licença de 120 dias para tratar de assuntos particulares, o pedido foi aprovado.

Fonte:Al/MT

Tags: