Declaração do IR entra na reta final

27/04/2012 10:11

O prazo para os contribuintes prestarem contas ao leão está de esgotando. A Receita irá receber as declarações até às 23h59 da próxima segunda-feira, dia 30 de abril. Portanto, este será o último final de semana antes do encerramento da data limite.

Para Joaquim Adir, supervisor nacional de imposto de renda da Receita Federal, o feriado de primeiro de maio deve influenciar na dinâmica do envio dos dados. “Ninguém quer passar o feriadão declarando imposto de renda. Trabalhamos com a expectativa de recebermos a maior parte das declarações restantes na sexta-feira [hoje]”, disse ele.

Quem deixou para a última hora também corre um risco comum. A pressa no preenchimento dos dados costuma comprometer a precisão de alguma informações, por isso é preciso atenção para não cair na malha fina e ser obrigado a fazer uma declaração retificadora.

Os erros mais frequentes, segundo Eliana Lopes, coordenadora de imposto de renda da empresa de contabilidade H&R Block, acontecem na digitação dos valores nas fichas do programa da Receita. “O cuidado maior deve ser com o preenchimento de números, especialmente com as casas decimais e vírgulas. Uma vírgula mal colocada pode modificar um valor importe”, explica Eliana. A orientação da especialista é revisar atentamente os dados antes de fechar e enviar a declaração à Receita.

Outro equívoco comum é o esquecimento da declaração de certas despesas. O lapso pode ter consequências diretas no bolso dos contribuintes. Por exemplo, se uma pessoa paga plano de saúde e não declara seu gasto, o valor do imposto a pagar pode ser maior. E, caso o contribuinte tenha direito à restituição, o esquecimento da comprovação de certos gastos pode também baixar valor a receber.

Balanço  Segundo o último balanço da Receia Federal, mais de 16 milhões de pessoas já enviaram suas declarações de imposto de renda. A expectativa é de que, ao menos, outros 9 milhões enviem até o dia 30.

Dúvidas – Para ajudar os contribuintes, a Receita Federal mantém em sua página na internet uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes encontradas durante a declaração.

Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no blog IR 2012,disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento dos dados no programa da declaração.

O material, com 68 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração. Sebastião Guedes, consultor do Cenofisco, explica que “o manual foi elaborado com dados da Receita Federal e revisado pela nossa equipe”.

Além dos itens mais conhecidos e populares da declaração, o manual traz, por exemplo, a tabela oficial de conversão para reais de ganhos obtidos em dólar americano; orientações de declarações para regimes de casamentos em comunhão total ou parcial de bens; dentre outros exemplos de preenchimentos de dados.

Fonte:Veja

Tags: