Argentina acusa União Europeia de querer destruir o Mercosul

30/04/2012 10:43

“Alguém do Mercosul pensaria em dizer: ‘a União Europeia são todos menos a França’? No entanto, na UE, eles querem dizer que o Mercosul são todos menos a Argentina”, questionou Timerman em Montevidéu, na inauguração do ciclo de conferências “Cátedra Argentina”, do Centro de Formação para a Integração Regional (Cefir).

Unidade latino-americana – “Quem é a UE para dizer isso?”, afirmou em sua dissertação, na qual questionou o papel de “certos jornais” e de pessoas dentro da América Latina que querem “destruir a unidade latino-americana”. “Ainda há pessoas que querem destruir a unidade da América Latina, uma unidade que ainda não está cimentada”, afirmou.

Divergências
– Na segunda-feira (23/04 ), o governo espanhol propôs que a UE prossiga com suas negociações comerciais com o Mercosul sem a Argentina, como consequência da divergência entre Madri e Buenos Aires pela expropriação da YPF, filial do grupo petroleiro espanhol Repsol. A ideia não teve apoio entre seus pares europeus até o momento. Na terça-feira, o ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, afirmou que a negociações para um TLC ente Mercosul e UE é um esquema “quatro mais um” e que “negociar de outra maneira seria muito complexo”.

Fonte:Portaldoagronegócio

Tags: