Cerca de 600 pessoas participam de evento ‘Mãe, Sublime Amor’ realizado pela PM

12/05/2012 10:12

Cerca de 600 pessoas participaram ao longo desta sexta-feira (11.05) da segunda edição do ‘Mãe, Sublime Amor’, realizado pela Polícia Militar, com apoio de secretarias do Estado, empresas privadas e lideranças comunitárias. O evento foi alusivo ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (13.05).
Durante todo o dia, o público presente pôde participar de palestras educativas e orientativas, apresentações de shows musicais, danças e artes plásticas. A aposentada Camila Alves, de 73 anos, que é moradora do bairro São Mateus, em Cuiabá, destacou a atenção dedicada pelos policiais.

“É o segundo ano que participo e só tenho a agradecer por tudo que a Polícia Militar tem feito. Especialmente no meu bairro. Sempre que a gente precisa ela está pronta para atender”, salientou a aposentada, ao relatar que uma vizinha foi socorrida por policiais, quando necessitou de atendimento médico e não tinha quem a deslocasse até um posto hospitalar.

O comandante geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, assinalou o momento único vivido pela instituição. “O que vimos hoje aqui é uma coisa que jamais foi imaginado em 15 ou 20 anos atrás. A Polícia Militar de portas abertas para a comunidade. Essa relação comunitária que existente hoje é de extrema importância para realização de trabalhos que resultam em menos casos de violência”, destacou Farias.

A ativista comunitária, Rosa Barbosa, salientou o envolvimento da Polícia Militar junto à população. “Fico muito feliz com a realização de trabalhos como esse, em que há uma integração total entre a comunidade e a PM, que procura diariamente cumprir com o seu papel que é o de garantir segurança a todos”, disse.

Dentre as autoridades presentes estiveram o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Diógenes Curado, a secretária-adjunta de Cidadania da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Vanessa Rosin, e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Antonio Roberto Monteiro de Moraes.

SERVIÇOS

Foram oferecidos aos participantes atendimentos médico, jurídico e odontológico. Também foram ofertados serviços de beleza como, corte de cabelo e escova. Para criança havia brinquedos como pula-pula e outras brincadeiras.

PALESTRAS

No período matutino o público presente pôde participar da palestra ‘Violência Doméstica contra a Mulher’, que foi ministrada pela desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato, que destacou as formas de violência e onde recorrer quando uma mulher se torna uma vítima.

Outra palestra realizada foi sobre ‘Relação Familiar’, ministrada pelo major PM Nivaldo José, que falou sobre a importância da boa relação entre pais e filhos na composição e formação da sociedade.

Também houve a palestra ‘Autoestima’, proferida pela capitã PM Silaine Ferrari, que falou sobre o valor da mulher no ambiente familiar e social. Por último, as participantes se atentaram para a palestra ‘Etiqueta à mesa’, ministrada pela major PM Jane de Sousa Melo, que deu dicas sobre postura, comportamento e arrumação de uma mesa.

PARCEIROS

A realização do evento foi possível graças a parceria entre a Polícia Militar e suas diretorias com a Sesp, Setas, Assembleia Legislativa, Casa Militar, Defensoria Pública, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Associação dos Empresários da Carmindo de Campos, Obra Koliping e das empresas privadas Puríssima, Gol Auto Peças, Compre Mais e Moto Clubes Alligators, Guardiões, Cirrose e Cuiabá.

Fonte:Secom/MT

Tags: