Roseli Barbosa: Fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes

18/05/2012 00:15

As ações de prevenção e combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Mato Grosso foram temas da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa (AL-MT), na tarde desta quinta-feira (17.05), com o propósito de sensibilizar a população para a gravidade do problema que faz, em média, seis vítimas de abuso sexual e uma de exploração, diariamente, no Estado de Mato Grosso.

Os dados são do Centro Referência Especializado da Assistência Social (Creas), unidades de atendimento aos casos de violação de direito. Ao todo, Mato Grosso conta com 43 unidades de atendimento.

Presente na audiência pública, a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, destacou a importância do fortalecimento da rede de atendimento às vítimas, o que, segundo ela, passa não só por investimentos na estruturação do Creas, como também pela participação efetiva da população tanto na prevenção dos crimes como na denúncia de tais delitos.

“Precisamos unir esforços não só para tratar as crianças e adolescentes vítimas de violência, mas, principalmente, para evitar que elas sejam vítimas e sofram as consequências físicas, psíquicas e moral causadas por agressores que, em sua maioria, são do próprio convívio familiar”, pontuou a secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa.

Além da secretária Roseli Barbosa, também esteve presente no debate o secretário adjunto de Assistência Social da Setas-MT, José Rodrigues Rocha Júnior, bem como a equipe técnica da Pasta.

A iniciativa do Poder Legislativo de Mato Grosso integra o calendário de atividades a serem realizadas em alusão ao mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Já nesta sexta-feira, 18 de Maio, data instituída pelo Governo Federal como Dia Nacional de combate às práticas de violência sexual contra crianças e adolescentes. O Governo do Estado, em parceria com Ministério Público Estadual (MPE) e várias entidades, realiza um grande ato, a partir das 14 horas, no Salão Nobre Clóves Vettorato, localizado no Palácio Paiaguás.

Na sequência, às 16 horas, será promovida uma caminhada de mobilização e sensibilização da sede do Poder Executivo estadual até a Praça Ulisses Guimarães, localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA).

SERVIÇO

O que: lançamento da campanha estadual de mobilização Contra a Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Quando: Dia 18 de maio, a partir das 14 horas.
Local: Salão Nobre Clóves Vettorato, Palácio Paiaguás – Centro Político Administrativo.

Fonte:Secom/MT

Tags: