Começa prazo para universidades aderirem ao ProUni

22/05/2012 09:06

As instituições de ensino superior interessadas em fazer parte do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir desta segunda-feira por meio do site Sisprouni. O prazo vai até as 23h59 do dia 12 de junho de 2012.

Criado pelo governo federal em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em curso de graduação em universidades privadas. Em contrapartida, as instituições que aderem ao programa recebem isenção de impostos.

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), desde a criação até o primeiro semestre de 2012, foram concedidas cerca de 1 milhão de bolsas. Podem se candidatar ao benefício integral estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e nota mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já as bolsas parciais são destinadas a estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Nos dois casos, é preciso que o candidato tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou tenha sido bolsista integral na rede privada.

Há reserva de vagas para candidatos com deficiência e aos autodeclaradas indígenas, pardos ou pretos. O percentual de cotas é feito com base no número de pretos, indígenas e pardos do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte:Veja

Tags: