Eleita a Rainha da Agricultura Familiar de Mato Grosso

25/05/2012 10:42

Sob o clima de uma alegre concorrência, envolvendo candidatas dos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Mirassol D´Oeste, Rosário Oeste, Nova Maringá, Brasnorte, Alto Boa Vista, Cláudia e Campinápolis, foi escolhida a Rainha da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso, título conquistado pela produtora rural, Lourdes Ferreira Curado, 44 anos, casada, mãe de cinco filhos, do município de Chapada dos Guimarães.

Os jurados foram escolhidos por trabalharem com produtores rurais e saberem da realidade do campo. Eles receberam a missão de eleger uma rainha que representasse a força da mulher no campo onde todas pudessem se identificar e se espelhar. Os quesitos avaliados foram espontaneidade, carisma, simpatia, beleza física, postura e desenvolvimento no traje rural e de gala, charme e desinibição verbal.

A rainha Lourdes Ferreira ficou emocionada ao receber a coroa. “Nossa nem acredito que ganhei. Estou muito feliz por poder representar as mulheres rurais não só do meu município como de todo o Estado”, comentou ao citar que sofreu para usar sapato de salto no desfile, já que não tem costume, mas que o esforço valeu a pena. Ela ganhou uma geladeira de presente. Em segundo lugar ficou Marinéia Gonçalves de Moraes, do município de Mirassol D´Oeste que ganhou um tanquinho de lavar roupa e em terceiro, uma representante de Cuiabá, do distrito de Coxipó do Ouro, Neila Maria Simon, que recebeu um kit contendo vários produtos de beleza.

Os jurados foram: o secretário Adjunto da Setas, José Rodrigues; a gestora da cadeia da Sociobiodiversidade do MT Regional-Sedraf; a coordenadora de Acompanhamento de Estudo da Produção pecuária da Sedraf, Oriane D´arc; representando o legislativo estadual, a esposa do deputado Ezequiel Fonseca, Nilsa Regina Basso Fonseca e pelo legislativo municipal, Pedro Cácio, coordenador de grupo do Vereador Totó César.

A solenidade ocorreu durante a segunda edição do evento ‘Mulheres em Ação’, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), no auditório do Senar na quinta-feira (24.05).

O secretário da Sedraf, Carlos Milhomem, parabenizou todas as mulheres pelo trabalho desenvolvido, pela força e garra que conduzem suas vidas e de suas famílias. “As mulheres devem ser valorizadas sempre. Elas são responsáveis por gerar vidas, estão presentes no mercado de trabalho em todos os segmentos, inclusive onde só tinha homem que ocupava a função. Elas foram conquistando espaço aos poucos e merecem todo o reconhecimento do mundo”, comemorou.

A superintendente de Apoio às Políticas Públicas de Mulheres e Jovens Rurais, Nilza Amaral, responsável pela organização do evento, destacou que escolher a Rainha da Agricultura Familiar de Mato Grosso é um avanço muito grande. A representante vai contribuir com sua experiência, trabalho, para motivar muitas mulheres que são empreendedoras rurais a terem mais confiança no seu trabalho para garantir qualidade de vida e renda.

O evento ‘Mulheres em Ação’ encerra nesta sexta-feira com uma exposição de produtos oriundos da agricultura familiar com doces, artesanatos, pães que serão comercializados. Terá também apresentações culturais, oficina prática de arranjos de flores tropicais. O evento contará com a transformação do antes e depois onde quatro mulheres rurais serão selecionadas para mudar o visual e vão ganhar desde maquiagem, corte, tintura, roupas até acessórios. A exposição será na praça Ulisses Guimarães, a partir das 08h.

Segundo dia – Manhã/Tarde dia 25/05/2012 Praça Ulises Guimarães
08h – Exposição de produtos;
oficina prática (arranjos florais com flores tropicais )
Apresentação Cultural
16h – Transformação antes e depois
17h – Encerramento.

Fonte:Secom/MT

Tags: