Como criar empregos com a economia verde

04/06/2012 10:24



Da produção de biocombustíveis à reciclagem. Da colheita na floresta ao design de ambientes sustentáveis. Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado na última quinta-feira, 60 milhões de empregos decentes e sustentáveis podem ser criados, se o sistema atual de produção e consumo for direcionado para a economia verde.

As oportunidades poderiam representar um alívio para boa parte dos 74,8 milhões de jovens desempregados do planeta. Para que isso aconteça, segundo o estudo, são necessários investimentos em oito setores que juntos respondem pelo emprego de 1,5 bilhão de pessoas — a metade da força de trabalho mundial. Estes setores — energia, indústria, agricultura, reciclagem, construção, pesca, florestas e transporte — serão os mais afetados pelo mau uso dos recursos naturais e pela degradação ambiental. São eles também os que apresentam as maiores oportunidades.

Nem todos os segmentos poderão gerar empregos em curto e médio prazo se a economia verde for adotada. Um exemplo é a indústria pesqueira. As projeções indicam que as ações necessárias para recompor o estoque marinho podem desempregar mais do que gerar ofertas de trabalho. No entanto, a perspectiva muda a longo prazo. Ainda assim, outros setores, como o de energia, já apresentam crescimento no número de empregos gerados nos últimos cinco anos. O Brasil, que tem 889 mil pessoas empregadas no setor de biocombustíveis, é um exponente.

Fonte:Veja





Tags: