Conferência foi encerrada com posse da nova diretoria

04/06/2012 10:33

A eleição da nova diretoria da Unale para o biênio 2012-2013 marcou o encerramento da XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. O deputado catarinense Joares Ponticelli (PP) é o novo presidente da entidade em substituição ao deputado acreano José Luis Tchê (PDT).

Os deputados Hermínio J. Barreto, Nilson Santos, Ademir Brunetto e Alexandre Cesar representaram Mato Grosso no evento. Os quatro foram unânimes em elogiar a escolha do tema e a qualidade das palestras e debates realizados. “um evento de alto nível nos debates que podem contribuir para que possamos tomar decisões mais acertadas em nossos Estados”, disse Barreto.

Para Brunetto “contribuiu para formar uma opinião baseada em dados técnicos sobre um assunto importante que é pactuar a dívida”. Já Nilson Santos informou que “os debates sobre a energia pode servir como base para que nosso Estado possa debater políticas públicas de apoio ao crescimento industrial”. E Alexandre Cesar avaliou que “são debates e dados importantes para a discussão de projetos viáveis ao desenvolvimento dos Estados”.

Durante o evento, na quinta-feira, os quatro parlamentares mantiveram um diálogo com o economista Ricardo Amorim que avaliou que a repactuação da dívida pelo dólar pode ser vantajosa para Mato Grosso. E Brunetto questionou o ministério das Minas e Energia sobre as usinas do Alto do Teles Pires que não estão consignadas às eclusas. Ele solicitou ao ministério que sejam previstas em áreas onde hajam bacias com capacidade para hidrovias.

A XVI CNLE foi aberta, oficialmente, na última quarta-feira (30 de maio), tendo como tema principal “Matriz energética e alternativas para o futuro” e reuniu como palestrantes o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o ex-ministro das Minas e energia,Shigeaki Ueki; o senador Roberto Requião e o economista Ricardo Amorim. O evento contou com a participação de mais de 1.800 inscritos de todas as regiões brasileiras.

Também foi apresentada a Resolução da Confederação Parlamentar das Américas (COPA) com a realização da mesa redonda ”Olimpíadas e Copa do Mundo”, com as participações dos deputados federais Danrlei (RS) e Vicente Candido (SP), relator da Lei Geral da Copa, e o deputado estadual Roberto Dinamite (RJ).

Fonte:Al/MT

Tags: