Projeto ‘Salvando Vidas’ contribui para conscientização de estudantes no trânsito

05/06/2012 10:48

Realizado desde março deste ano, o projeto ‘Salvando Vidas’, desenvolvido pela Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), tem contribuído para o processo de conscientização de crianças, estudantes de escolas públicas e privadas, para um trânsito mais seguro.

Como parte desse processo de conscientização o BPMTran realizou nesta segunda-feira (04.06), a formatura simbólica de 30 crianças, alunos da Escola Estadual Maria Dimpina, localizada na avenida Fernando Correa, em Cuiabá, considerada como uma das mais movimentadas da cidade. Na ocasião os alunos receberam o certificado de ‘Agente Mirim de Trânsito’ e a direção da escola o selo ‘Salvando Vidas’, que simboliza a participação e engajamento no projeto.

Para a diretora da escola, Marcela Guimarães, o trabalho da Polícia Militar faz parte de um processo importante para a conscientização dos futuros condutores de veículos. “Esse é um trabalho de formiguinha, mas de extrema importância. Pois essas crianças serão os futuros condutores. E fazer com que elas, desde já, tenham essa consciência sobre respeitar as Leis de Trânsito, com certeza será um fator bastante positivo para toda a sociedade”, afirmou Marcela.

Segundo a diretora, esse trabalho deveria ser incluso como disciplina escolar. “Nossa escola será sempre parceira de ações como essa. Se pudéssemos ter essa atividade de forma constante e diária, como disciplina escolar, acredito que esse resultado seria ainda maior”, sugeriu.

De acordo com o comandante do BPMTran, tenente-coronel Wilson Batista, a meta do projeto era atingir cerca de 3 mil estudantes das redes de ensino pública e privada. Entretanto, afirmou, essa meta será ultrapassada. “Até o momento já atendemos sete escolas. Mas, com o nosso trabalho de divulgação, do apoio que a imprensa tem nos dado, essa meta será ultrapassada. E, até dezembro, devemos ter trabalhado com aproximadamente sete mil estudantes. O que representará mais que o dobro da nossa meta inicial”, assegurou.

O estudante Lucas Santiago de Souza, de 11 anos, que está no 6º ano do Ensino Fundamental, foi um dos alunos que recebeu o certificado de ‘Agente Mirim de Trânsito’. Para o garoto, participar do projeto fez com que ele adquirisse muitas informações sobre como comportar no trânsito. “Vou ficar de olho em todos meus familiares, qualquer atitude errada no trânsito vou multar mesmo”, brincou Lucas, afirmando que a multa será a base de sorvete, bicicleta e vídeo-game.

Na solenidade de formatura estiveram autoridades e representantes das instituições parceiras do projeto, Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar.

Fonte:Secom/MT

Tags: