Domingo tem uma hora a menos; começa o Horário de Verão em Mato Grosso

19/10/2013 22:16

Este domingo (20) terá uma hora a menos em decorrência do horário de verão. A partir de 0h os relógios terão de ser adiantados em uma hora. Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança. De acordo com informação das Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), no ano de 2012 houve economia de 4% de energia elétrica durante o horário de verão.

De acordo com a Cemat, em 2012 a redução no consumo de energia e na demanda de potência em Mato Grosso atingiram os índices esperados pelo setor elétrico brasileiro durante a 42ª edição do Horário de Verão. A redução na demanda de potência no horário de ponta (das seis horas da tarde até as nove horas da noite), que é o principal objetivo do Horário de Verão, chegou a 4%.

Segundo o gerente de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Magri, o esperado pelo Operador Nacional do Sistema é uma redução de 4 a 5%. A redução na demanda em Mato Grosso foi de 56 Megawatts, o que equivale a desligar, no horário de ponta, dois municípios do porte de Cáceres (aproximadamente 90 mil habitantes). O ajuste nos ponteiros dos relógios atrasa, por exemplo, o acionamento da iluminação pública, que deixa de coincidir com o horário de ponta.

Além disso, percebem-se modificações nos hábitos da população, que pode aproveitar melhor a luz natural. De acordo com Teomar Estevão Magri, a principal consequência do horário de verão é a diminuição do carregamento nas linhas de transmissão, subestações e sistemas de distribuição de energia, aliviando também a geração.

O horário de verão 2012/2013 teve duração de 119 dias, 14 a menos que no ano passado, que foi de 133 dias, e sete a menos que nos anos anteriores, quando alcançou 126 dias. Esta foi a edição mais curta desde 2006.

Fonte: Reporter MT

Tags: