05/06/2014 11:44
O clima de Copa do Mundo começa a ganhar maiores proporções em Cuiabá. No fim da tarde desta quarta-feira (04) aproximadamente 50 agentes das polícias Rodoviária Federal, Militar e Exército participaram de um treinamento com vistas ao Mundial de 2014. A simulação foi feita em horário de pico e dificultou o trânsito da capital mato-grossense.
O exercício de escolta das seleções e autoridades que virão aos jogos em Cuiabá no mês de junho teve início por volta das 18 horas. O comboio saiu do aeroporto Marechal Rondon e foi até os hotéis oficiais em que as equipes ficarão hospedadas. Para realizar o trajeto, as rotas oficiais foram utilizadas.
Estavam envolvidos na simulação vários batedores, carros da PRF e até um helicóptero do Exército que forneceu suporte aéreo no entorno. Um veículo descaracterizado da Polícia Militar também foi utilizado.
Antes do início do exercício os agentes realizaram um planejamento e discutiram a melhor forma de proceder durante o percurso. Vale lembrar que há poucos dias chegaram em Cuiabá 1.600 homens do Exército e 162 da Força Nacional para auxiliar na segurança durante os jogos da Copa do Mundo.
“Nós temos um cadastro de 10,6 mil profissionais de segurança pública e chamaremos dentro do que for necessário. Estaremos em pontos estratégicos do país, com facilidade de locomoção para onde for preciso”, afirmou a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
“Todos os profissionais mobilizados têm pelo menos cinco anos de experiência. Fazemos aqui uma instrução de nivelamento de conhecimento, onde os protocolos operacionais são explicados. Aliado a isso, face aos grandes eventos, fizemos um preparo para distúrbios civis nas normas de procedimento da ONU em direitos humanos”, explicou o diretor-geral da Força Nacional, tenente coronel Alexandre Aragon.
Fonte: Olhar Direto