David Moura é ouro pra Cuiabá, Mato Grosso e Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto

15/07/2015 15:23

Com um ippon aos 13 segundos de luta, o cuiabano David Moura venceu ontem à noite o equatoriano Freddy Figueroa e ficou com a medalha de ouro no judô, categoria acima dos 100 quilos, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. É uma conquista histórica para o esporte mato-grossense.

O resultado não chegou a surpreender, já que o cuiabano é um dos melhores do mundo em sua categoria. O que chamou a atenção foi a velocidade com que ele obteve o resultado.

Logo que iniciou o combate, Moura encaixou uma pegada no adversário e, imediatamente, jogou-o no chão. Ainda houve uma dúvida se se tratava ou não do golpe perfeito, o que acabou se confirmando.

David Moura Pereira da Silva nasceu em 24 de agosto de 1987 em Cuiabá. Canhoto, ele tem grande experiência em competições internacionais, tendo sido Ouro no Pan-Americano de Judô em Edmonton, no Canadá, este ano.

Também foi prata no Grand Slam de Paris no ano passado, além de ter conquistado o bronze na Universíade, a competição olímpica que envolve estudantes universitários. Em 2012, ele ganhou o ouro na Copa do Mundo de San Salvador. A medalha de ouro de ontem não lhe garante passagem para a Olimpíada do Rio de Janeiro no ano que vem. Para estar no evento, seu grande sonho, ele terá que passar por uma seletiva.

O mato-grossense conseguiu passaporte para o Pan-Americano graças a contusão de Rafael Silva, que teve um problema no tendão.

David Moura tem 130 quilos e 1,92 metro de altura. Sua técnica preferida é o yoko-tomoe-nague. Essa é uma técnica de sacrifício, em que o judoca sacrifica sua posição de domínio, caindo no chão, porém usando seu movimento de queda para puxar o oponente e projetá-lo lateralmente.

Da Redação

Tags: