Gastando O Que Não Tem

15/07/2015 17:06

O desemprego chegou, a inflação acelerou, o dólar subiu, os ganhos reais dos assalariados caiu

Escrevo ciente do risco de estar assumindo o viés reducionista, aquela posição que destrincha as coisas complexas em unidades simples. Outro perigo tacitamente aceito é ser visto como simplório, o que não estaria muito longe da realidade deste matuto metido a articulista.

A Grécia quebrou. Fizeram o plebiscito, cujo resultado só poderia ser: a) Sim, vamos dar o cano na dívida, ou, b) Não, não vamos pagar a conta. Então, votando sim ou não, o calote é inevitável.

Gastar por antecipação nunca deu certo. Quando os gastos extrapolam a receita, é só uma questão de tempo para instalar o colapso. Incrível como algo tão simples, óbvio e conhecido ainda surpreenda as pessoas. O decantado Estado de bem-estar social, louvado por diversas nações, é simplesmente gastar no cartão de crédito e depois correr atrás para cobrir a conta.

Aqui no Brasil, como na Grécia, a coisa saiu do controle, gastando-se o que não tinha. No último período pré-eleitoral o governo do PT abriu as burras do tesouro nacional, por incompetência administrativa ou má-fé mesmo.

Estimulou o consumo forçando a taxa de juros para baixo e aumentando os prazos para financiamento de veículos e eletrodomésticos.

Baixou o valor da energia elétrica, diminuiu os impostos federais, principalmente IPI de carros e linha branca, desonerou a folha de salários de vários seguimentos.

Estimulou com várias facilidades a renovação da frota de caminhões, além de outras tantas “bondades“ inoportunas e insustentáveis.

Mas a conta não demorou. Os que usufruíram das vantagens e também os que não tiraram proveitos delas estão pagando muito caro pela gastança descontrolada.

O desemprego chegou, a inflação acelerou, o dólar subiu, os ganhos reais dos assalariados caiu e continua caindo.

Estimulados pelo governo (lembram-se da marolinha?) gastamos o que não tínhamos. Hoje estamos endividados. Temos carros financiados em 60 meses, casas em 20 ou 30 anos, cartão de crédito parcelado a juros de 10% ao mês. Usamos ainda o cheque especial e contraímos dívidas em bancos, financeiras e com agiotas.

Aqui, como também na Grécia, precisamos achar um culpado. Lá é o FMI, os bancos ou a comunidade europeia. Aqui os sempre culpados Estados Unidos, a crise internacional e a oposição.

Como um chefe de família inconsequente que só se dá conta do exagero dos gastos quando o cartão de crédito “não passa”, os governos relutam em admitir a incompetência, empurrando com a barriga até passar o abacaxi para outro.

O ajuste familiar quando a conta estoura é custoso: o filho não quer ficar sem o personal, a filha resiste em espaçar o cabeleireiro, a mulher não topa mudar para uma casa menor, o homem não quer abrir mão do carro importado… Todos teimam em manter o status alcançado, ainda que artificial.

Nos governos não se fazem os ajustes para não perder voto, porque como na família, cada seguimento teima em aumentar as vantagens incorporadas e conseguir outras. Cada setor quer passar para outro o ônus do arrocho.

A sifudência, com o perdão do neologismo chulo, que aprendi com o escritor Francisco Daudt, já alcançou a Grécia. Portugal e Irlanda são os próximos. O Brasil pode chegar lá. Por enquanto aqui o cartão “está passando”. Mas o limite de crédito está chegando ao fim.

“Quando vires a barba do vizinho arder (queimar) põe a tua de molho” diz o ditado.


RENATO DE PAIVA PEREIRA
é empresário e escritor em Cuiabá.
[email protected]

Tags: