França – Ataques deixam ao menos 132 mortos em Paris

13/11/2015 21:29

Após noite de terror com ao menos seis ataques, presidente declara estado de emergência e fecha fronteiras do país

Explosões e ataques a tiros em diversos pontos de Paris na sexta-feira 13 deixaram ao menos 132 mortos e 99 feridos em estado crítico, segundo a promotoria da capital francesa.

De acordo com fontes de segurança, oito terroristas foram mortos – sete deles se suicidaram. O número total de participantes dos ataques é desconhecido. Os atentados aconteceram em ao menos sete locais.

O presidente François Hollande declarou estado de emergência em todo o território da França e ordenou o fechamento das fronteiras. Ele disse que se trata de ataques terroristas sem precedentes no país.

Neste sábado 14, a França amanheceu em estado nacional de emergência pela primeira vez desde 2005. O decreto permite às autoridades a fechar espaços públicos, impor toque de recolher e restrições à circulação de veículos e pessoas.

Paris inclusive já determinou o fechamento de vários espaços públicos, como escolas, mercados, piscinas, museus, bibliotecas, etc. Eventos foram cancelados. Relatos de correspondentes de diversos veículos da imprensa mundial afirmam que a capital francesa parece uma cidade sitiada.

Os ataques 

No 11º arrondissement (bairro), um número ainda desconhecidos de atiradores invadiu a casa de espetáculos Bataclan e disparou a esmo contra os espectadores de um show da banda americana de rock Eagles of Death Metal, gritando “Alá é grande” em árabe, segundo testemunhas.

Cerca de 1,5 mil pessoas acompanhavam o espetáculo, e um grande número foi mantida refém pelos atiradores. Forças de segurança invadiram o Bataclan. Ao menos cem reféns morreram no local, segundo policiais. Três terroristas foram mortos.

In this handout picture receivced from the French Presidents office French president Francois Hollande adresses the nation on November 13, 2015 after a series of gun attacks occurred across Paris as well as explosions outside the national stadium where France was hosting Germany. French President Francois Hollande said Friday he had declared a state of emergency across the country after simultaneous attacks in Paris left at least 39 people dead. AFP PHOTO / PRESIDENCE DE LA REPUBLIQUE / CHRISTELLE ALIX RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / PRESIDENCE DE LA REPUBLIQUE / CHRISTELLE ALIX " - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS

O presidente François Hollande declarou estado de emergência em todo o território da França e ordenou o fechamento das fronteiras

Ao menos três explosões ocorreram nas proximidades do Stade de France, onde as seleções da França e da Alemanha se enfrentavam. Um policial disse que duas das explosões foram atentados suicidas de homens-bomba. A polícia confirmou a morte de três pessoas.

Hollande, que acompanhava a partida, foi retirado do estádio e convocou uma reunião de emergência. Ele se reuniu no Ministério do Interior com o primeiro-ministro Manuel Valls e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. Logo em seguida, Hollande declarou estado de emergência em todo o país e ordenou o fechamento de fronteiras.

Ao menos 14 pessoas morreram em ataques ao restaurantes Le Carillon e Le Petit Cambodge, no 10º arrondissement. 

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que os ataques visaram toda a humanidade e não apenas o povo francês.

 

Publicado em por Deutsche Welle
Tags: