Aedes Aegypit – DENGUE – Saúde define últimos pontos de combate Cuiabá

03/12/2015 12:32

Dados da Saúde sobre o acúmulo de 2015, só neste ano já foram registrados 2.933 casos de dengue dos quais 1.873 foram confirmados. Nesse período, houve um óbito e três encontram-se em investigação.

Segundo o Boletim da Dengue divulgado nesta quinta-feira (3), pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, no período de 22 a 28 de novembro, 14 novos casos de dengue foram notificados na capital. Em relação aos dados acumulados de 2015, só neste ano já foram registrados 2.933 casos de dengue dos quais 1.873 foram confirmados. Nesse período, houve um óbito e três encontram-se em investigação. Em relação aos novos casos, três foram considerados graves.

Nesta sexta-feira (4), na Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá será realizada uma reunião para definição das ações de combate ao aedes aegypti na capital.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, disse que em razão das confirmações recentes de casos de microcefalia no Estado e os números relacionados à dengue e outras doenças, as medidas de combate ao mosquito serão intensificadas.

dengue cuiaba2

Entre as medidas determinadas pelo secretario, está o mapeamento da cidade, possivelmente com a utilização de drone e, na próxima semana, 30 agentes de endemias, responsáveis pelas ações de bloqueio vetorial, receberão capacitação realizada por técnicos do Ministério da Saúde. A capacitação vai abordar questões como a aplicação de veneno, utilização da bomba costal e dos equipamentos de proteção, entre outros.  Outra estratégia será a utilizxação de drones para sobreaverem imóveis  fechados e localizar eventuais criadouros.

 

Números

Os números são realmente preocupantes. Segundo relatório produzido em setembro pelo Centro de Informações Estratégicas, o Índice de Infestação Predial (IIP) em Cuiabá, fica em média em 3,8%, o que significa estado de alerta segundo o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) do Ministério da Saúde.

A diretora de Vigilância em Saúde de Cuiabá, Silvana Miranda, explicou que numa avaliação do IIP, levando-se em conta os criadouros positivos (com larvas do vetor), os criadouros do tipo A2, que são os depósitos ao nível do solo; e D2, o lixo e outros resíduos sólidos continuam sendo os tipos mais encontrados na pesquisa. Nesse caso, o lixo  é aquele encontrado em ambiente intradomiciliar.

Já o Boletim da Dengue divulgado hoje mostra que entre os bairros notificados com até nove casos neste ano, até o dia 01 de dezembro, as maiores incidências de dengue foram registradas no Pedra 90 (215 casos), Santa Isabel (150), Cidade Alta (70), Dom Aquino (66) e Dr. Fábio (55).

Combate

Para combater o mosquito aedes aegypti, a Coordenação do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá vem intensificando as atividades relacionadas ao controle vetorial.

No período de 22 a 28 de novembro,  os agentes visitaram 23.893 imóveis, dos quais 3.053 receberam tratamento. Além disso, 5.052 depósitos também foram tratados.

Em alguns pontos da capital foi feita pulverização de produto químico com o objetivo de amenizar a presença do mosquito.

A coordenadora do Centro de Zoonoses, Alessandra Carvalho, explicou mais uma vez porque é importante que a população notifique os agravos. “Ao fazer a notificação dos agravos, o cidadão ajuda o poder público a adotar medidas e intensificar o combate aos mosquitos, nesses locais”, disse ela.

Ao todo,  275 agentes de combate a endemias estão trabalhando durante toda a semana, orientando a população e também combatendo as larvas do mosquito.

Mas, para evitar a proliferação do mosquito a atitude do cidadão, mantendo seus quintais limpos, é fundamental. “Precisamos descartar objetos que possam conter água parada como pneus, latas, embalagens plásticas, caixas d’água destampadas,  vasos de plantas  e outros”, alertou Alessandra.

 

Assessoria Secom-Cuiabá 
Tags: