05/01/2016 16:45
Devido a instabilidade no mercado internacional, o Ibovespa registrou queda operando com desvalorização abaixo dos 43 mil pontos
O mercado brasileiro começou o primeiro dia útil do ano operando em queda, por conta da instabilidade registrada no mercado internacional. Às 14h48, o Ibovespa (índice da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) registrava desvalorização de 1,68%, aos 42.619 pontos.
Segundo informações da Agência Brasil, a desaceleração tem sido afetada pela desaceleração dos mercados na Ásia, uma vez que a atividade industrial da China contraiu, pelo quinto mês consecutivo, a mais longa série de queda desde 2009. Hoje, as bolsas chinesas de Xangai e Shenzhen encerraram o funcionamento até o fim do dia, depois de cair 7%, de acordo com um novo mecanismo para reduzir a volatilidade que entrou hoje em vigor.
A queda do índice CSI300, que abrange as 300 principais empresas cotadas, ativou, pela primeira vez, o encerramento antecipado das negociações da sessão, em consequência das novas regras regulatórias. As negociações já tinham sido interrompidas por 15 minutos, sem que a medida conseguisse conter a queda.
Os novos mecanismos que entraram em vigor pretendem impedir fortes quedas nas bolsas de Xangai e Shenzhen e evitar quedas como as do verão passado. As novas regras da Comissão Reguladora do Mercado de Valores da China aumentam as restrições às flutuações diárias que se verificam nos mercados chineses, prevendo, por exemplo, a suspensão das bolsas por 15 minutos se forem registrados ganhos ou perdas com uma variação de 5%.
Se a queda ou o aumento, apesar da pausa, chegar aos 7%, ou aos 5% na última meia hora da sessão da tarde, o encerramento da sessão diária será adiantado automaticamente.
Da Redação com informações do Jornal GGN