Senado pode mudar a ”regra do jogo”

24/02/2016 15:12

Segue firme no Senado, proposta que irá alterar a escolha de ministros do STF, tirando poder de escolha ou indicação da presidência da República. Enfim, boas novas.

O governo Dilma cochilou e por isso foi aprovado agora pela manhã, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado, e avança para deliberação inclusive do plenário, a proposta do senador Lasier Martins (PDT-RS), que altera a fórmula de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O projeto de Lasier Martins é considerado importante porque retira da Presidência da República a prerrogativa de indicar de maneira “absolutista” os ministros.

“A Presidência da República escolhe quem quer e quando quer. Às vezes, pesquisando quem tenha afinidade ideológica ou partidária, o que significa aparelhamento do STF”, afirmou o senador gaúcho. O governo comeu mosca, ia propor audiências públicas, mas ninguém apareceu.

Um dos pontos fundamentais da proposta aprovada é que, entrado em vigor, ficará inviabilizado o “aparelhamento” da suprema corte por interesses políticos do governante.  A PEC do senador estabelece a criação de um colegiado com sete integrantes, com integrantes dos órgãos superiores do Judiciário, além do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O projeto também propõe mandatos fixos, de 10 anos. Ao final dos mandatos, os ministros ficarão cinco anos inelegíveis, de acordo com a PEC.

 

Da Redação com informações do Diário do Poder