É possível Lula aceitar ministério

09/03/2016 13:50

A chance de Lula escapar de Moro é uma possível para um Ministério. Porém, estaria em cheque toda a moral(?) pregada por ele quanto as investigações da Lava Jato.

Aliados do ex-presidente Lula acreditam que a única saída para o petista não ser preso, neste momento, é assumir um ministério de Dilma Rousseff. A solução de Lula seria o foro privilegiado que ele ganharia por ser ministro. Com o avanço da Lava Jato, aliados do ex-presidente acreditam que o petista pode ter a prisão decretada.

Se ele ocupar um ministério, eventual pedido de prisão precisa ser autorizado pelo Supremo Tribunal Federal e o ex-presidente não ficará nas mãos do juiz Sérgio Moro, que conduz a Lava Jato na 1ª instância. Para petistas, é claro o objetivo da operação de atingir Lula e o PT, além de jogar combustível no impeachment de Dilma.

“Aumentou no PT a pressão para que Lula assuma um ministério, para tentar também esboçar uma reação do governo às arbitrariedades que estão ocorrendo”, afirmou um amigo do ex-presidente. No entanto, Lula não quer aceitar nenhum cargo no governo sob o argumento de que isso passaria a impressão de confissão de culpa. Em agosto do ano passado, o PT já o havia sondado para ocupar um ministério.

O assunto foi tratado nesta terça-feira, 8, à noite em reunião de Lula, Dilma e ministros, no Palácio da Alvorada. Mas Lula não se mostrou preocupado com a situação e, inclusive, tem feito um diagnóstico positivo sobre a ação da Lava Jato que o levou a prestar depoimento de forma coercitiva na sexta-feira.

“A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E, se me deixarem solto, viro presidente de novo”, disse Lula a mais de um interlocutor. Com informações da Agência Estado.

A estratégia de Lula e do PT com o PMDB

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebe o ex-presidente Lula para um café da manhã nesta quarta-feira (9), para uma conversa sobre a crise política. Lula tenta evitar que o PMDB decida romper com o governo Dilma, na convenção nacional marcada para o próximo sábado (12).

O encontro coincide com entendimentos para que Lula assuma um ministério do governo Dilma, com o objetivo de ganhar novamente o chamado “privilégio de foro” e, assim, livrar-se da mão pesada do juiz federal Sergio Moro, que coordena a Lava Jato. Com Lula protegido por foro privilegiado, as investigações contra ele saem das mãos de Moro e sobem para o Supremo Tribunal Federal.

Da Redação com informações da Agência Senado