Lula na Prisão – MP de São Paulo manda prender PTista

10/03/2016 18:06

MPE de SP quer Lula na prisão preventiva. Promotores também querem prisão de Léo Pinheiro, ex-OAS, e Vaccari, ex-tesoureiro do PT.

Os promotores do Ministério Público de São Paulo Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo pediram a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informações do portal Jota, da Folha de S. Paulo e de O Globo. O pedido será avaliado juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo.

De acordo com a publicação do Jota, o ex-presidente foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em relação ao triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral de São Paulo.

Segundo documento apresentado pelos promotores, a prisão tem como objetivo garantir a aplicação da lei penal, “pois sabidamente possui poder de ex-presidente da república, o que torna sua possibilidade de evasão extremamente simples”.

Os promotores ressaltaram que diversos depoimentos de corretores que trabalharam na venda das unidades habitacionais do edifício Solaris confirmam que o tríplex era de Lula. Eles explicaram que a estratégia de venda incluia a informação de que os moradores poderiam “jogar bola” e “conviver” com o ex-presidente. “Era uma forma de dar mais segurança aos compradores”, explicou.

Outro ponto que chamou antenção dos promotores foi que, com a entrada da OAS para tocar o restante das obras inacabadas, os mutuários da Bancoop tiveram 30 dias para decidir se continuariam pagando seus empreendimentos ou resgatariam os valores investidos, “A família presidencial teve cerca de seis anos para tomar a decisão e só a tomou porque o caso veio à público”, disse Conserino.

A denúncia apresentada pelo MP de São Paulo também solicita a prisão preventiva de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

 

Da Redação