Oposição – DEM tomará atitude frente a “blindagem” de Lula

15/03/2016 11:12

A oposição por fim terá uma atitude para justificar sua existência. Fará uma ação por desvio de finalidade, caso Lula for nomeado ministro pela presidente Dilma Rousseff.

A oposição já prepara uma ação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva caso ele realmente aceite um ministério no governo da presidente Dilma Rousseff.A junta jurídica do DEM redigiu uma ação popular por desvio de finalidade para garantir uma liminar que suspenda a nomeação do petista tão logo isso aconteça. O partido ingressará com a ação na Justiça Federal. “Achamos que é um escárnio a nomeação do ex-presidente Lula apenas com a finalidade de blindá-lo”, afirmou à reportagem o líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM).

O ex-presidente conversou com Dilma nesta segunda-feira, 14, a respeito da possibilidade de assumir uma pasta em seu governo. Eles ficaram de voltar a se falar entre terça e quarta-feira. Lula passou a considerar a hipótese depois que a juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decidiu, nesta segunda-feira, transferir para o juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na primeira instância, a decisão sobre o pedido de prisão preventiva contra ele.

O pedido foi apresentado na semana passada pelo Ministério Público de São Paulo no caso do tríplex no Guarujá. Lula também levou em consideração as manifestações ocorridas domingo, 13, em todo o País.

Aceitando um ministério, Lula ganha a prerrogativa de foro privilegiado. Na prática, isso significa que qualquer denúncia contra ele teria de ser avaliada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e não pelo juiz Sérgio Moro, considerado muito duro com os investigados pela Lava Jato.

Opositores acreditam que, caso Lula ganhe o foro privilegiado, tentará atrair sua mulher, Marisa Letícia, e Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, filho do casal. Eles também foram denunciados criminalmente no caso do tríplex 164-A, no Condomínio Solaris, no Guarujá.

 

Da Redação