23/03/2016 10:33
Após decisão do STF e anúncio de delação da Odebrecht, Ibovespa Futuro cai; dólar avança. Agenda econômica morna deixa agentes ligados no cenário político.
Negociado na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), o índice Ibovespa Futuro, que reúne expectativas para o comportamento futuro do Ibovespa, opera em campo negativo nesta quarta-feira (23).
O noticiário político deve continuar ditando o ritmo dos mercados. O mau humor dos investidores pode estar sendo determinado pela decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki de encaminhar todas as investigações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato para a Corte. Desta maneira, o juiz Sérgio Moro não poderá deflagrar uma nova ação contra o ex-presidente.
A informação sobre o STF neutralizou a notícia de que os executivos da Odebrecht decidiram fazer acordo de delação premiada. Com potencial de trazer novos abalos para o governo, a notícia seria bem recebida pelos investidores, mas foi ofuscada pela decisão de Teori.
A agenda econômica morna faz com que agentes continuem ligados no ambiente político.
Às 9h19 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro operava com queda de 1,34%, sinalizando uma abertura negativa do principal índice de ações do Brasil.
No mercado de câmbio, o dólar à vista tinha valorização de 0,95%, para R$ 3,6175.
Da Redação com informações de Marcelo Ribeiro, especialista em Mercado