28/03/2016 17:56
Em meio a muita confusão, entre manifestantes contra e a favor do governo, a OAB protocola pedido de impeachment no Congresso.
À espera da chegada dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que acabaram de protocolar um novo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, grupos contra e a favor do afastamento dela fazem um protesto no principal salão da Câmara.
De frente um para o outro, os grupos trocam gritos de “golpistas” e “Fora, PT“. A primeira manifestação do dia aconteceu no acesso entre o Anexo 2 da Casa e o principal prédio do Congresso. Na ocasião, deputados e senadores revezavam-se em discursos contrários ao impedimento de Dilma.
Parlamentares de oposição também se reúnem no Salão Verde para rebater a manifestação dos militantes de esquerda. O grupo contra o impeachment grita: “A verdade é dura, a OAB apoiou a ditadura”. Os manifestantes favoráveis ao impeachment bradam: “Lula é ladrão“.
Após protocolar, o presidente da OAB Claudio Lamarcchi, ressaltou com veemência que ”a classe dos advogados está unida e que a Ordem não se posiciona sob uma linha partidária, mas sim contra a linha de ódio e desajustes os quais o país enfrenta hoje”. Questionado ainda sobre um possível ”racha” na OAB, Lamarcchi foi taxativo dizendo que ”de maneira alguma isso ocorreria na Ordem, uma vez que ela está unida e com os mesmos objetivos e propósitos com relação ao afastamento da presidente Dilma”.
Claudio Lamarcchi e o grupo de advogados que levaram o pedido a ser protocolado, deixou claro os motivos que levaram a OAB a tal posicionamento – forma de nomeação de Lula à ministro e questões fiscais sobre a Copa do Mundo de 2018 – além, obviamente das pedaladas fiscais do governo.
Da Redação