Mercado já faz contagem regressiva do impeachment

15/04/2016 14:04

Uma ‘lavada’ do governo no STF. Oposição diz já ter votos para vitória no Senado. E Mercado já faz contagem regressiva do impeachment neste domingo.

O tiro saiu pela culatra. A tentativa do governo de barrar o impeachment no STF (Supremo Tribunal Federal) falhou com a decisão dos ministros de rejeitarem o pedido da AGU (Advocacia-Geral da União) de suspender a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ou seja, a votação segue marcada para este domingo (17).

“Como quem pediu pela suspensão foi a AGU, a negativa do STF enfraquece o governo federal ainda mais e instaura o otimismo entre investidores domésticos”, afirma Paulo Gomes, economista-chefe da Azimut Brasil Wealth Management.

O otimismo nos mercados domésticos ganha força com os diversos placares cada vez mais favoráveis ao impeachment. Levantamentos feito diariamente pelos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo mostram que a oposição já conseguiu número suficiente para aprovação do impedimento de Dilma.

Segundo o Estadão, a soma de deputados favoráveis ao impedimento subiu de 332 ontem para 342, o número exato necessário. Os parlamentares contrários somam 128, ante 124. São 15 indecisos e 28 que não responderam ao questionamento do jornal.

O placar da Folha de S.Paulo mostra que os votos favoráveis ao impeachment subiram de 308 para 338 e os contrários passaram de 117 para 123. Foram 22 indecisos, 22 que não declararam o voto e 8 que não responderam ou não foram encontrados.

O próprio governo já reconhece que não conseguirá os votos contrários necessários, mesmo depois do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB) ter mudado a ordem de chamada dos deputados, alternando as regiões.

A estratégia agora, com cálculos do governo contabilizando apenas 140 votos, é convencer os deputados a se ausentarem da votação de domingo, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Se perder na Câmara, sondagens já indicam que o impeachment também passaria no Senado. No levantamento da Folha são 44 votos a favor – quando são necessários 41 para afastar Dilma do cargo. Para depor a presidente são necessários 54 votos. São 19 senadores contra o impeachment, 6 indecisos, 7 não declararam e 5 não responderam.

Na pesquisa do Estadão, são 41 senadores a favor do impeachment, 18 contra, 9 indecisos e 11 não quiseram responder. Segundo a LCA Consultores, a decisão do STF deve impactar positivamente nos mercados domésticos, em meio ao dia fraco no exterior.

Nos mercados internacionais, as bolsas chinesas encerraram em queda após a divulgação decrescimento de 6,7% no PIB (Produto Interno Bruto) do país no primeiro trimestre – no ritmo mais lento desde 2009.

Impactadas pelos dados chineses e pela queda de cerca de 2% no preço do petróleo, as bolsas europeias e os índices futuros dos Estados Unidos operam no vermelho.

Na agenda do dia, os agentes acompanham a divulgação dos dados norte-americanos de produção industrial (10h15) e confiança do consumidor (11h). No Brasil, a equipe econômica do governo entrega no Senado a proposta da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2017 com perspectiva de déficit primário – pelo quarto ano consecutivo – de R$ 60 bilhões.

Os ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Valdir Simão (Planejamento) comentam o documento em coletiva de imprensa marcada para 15h30. No mercado de câmbio, o Banco Central parte para o quarto dia consecutivo de intervenções por meio de swap cambial reverso – equivalente a compra futura de dólares. Serão ofertados 80 mil contratos em leilão entre 9h30 e 9H40, com resultado a partir de 9h50.

 

Da Redação com informações de Marcelo Ribeiro, Weruska Goeking e Gustavo Kahil jornalistas especialista de mercado.