Investimento – Saiba como explorar melhor a Renda Fixa

29/04/2016 10:49

Renda fixa vai muito além de título público, diz diretor da Easynvest. Para Marcio Cardoso, popularizar títulos privados ajuda os investidores e as empresas.

Diante de tantas incertezas políticas e econômicas, o sócio-diretor da Easynvest Corretora, Marcio Cardoso, não tem dúvidas: é melhor aplicar seu dinheiro em renda fixa. Mas isso não significa que esse universo se restrinja apenas aos títulos do governo (o famoso Tesouro Direto). Há boas e lucrativas opções também no mundo das empresas privadas.

Entre elas, os Certificados de Operações Estruturadas (COEs), as debêntures e os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). Para Cardoso, é preciso encontrar mecanismos para popularizar esses papéis, muitos dos quais, atualmente, são restritos a investidores qualificados – aqueles que aportam centenas de milhares de reais em uma aplicação.

Fazer com que esses títulos cheguem a mais gente seria benéfico também às próprias empresas, que passariam a contar com uma fonte mais diversificada de recursos – além de estimular a própria Bolsa de Valores, já que muitas operações, de uma forma ou de outra, acabam lastreadas em papéis negociados por lá.

Assista à entrevista de Cardoso:

 

Por Márcio Juliboni e Gustavo Kahil, jornalistas especialistas em mercado