Mais investimentos para Mato Grosso

18/05/2016 13:33

Governador busca mais investimentos para Mato Grosso, mostrando à empresários ambiente negocial criado do Estado. No ano anterior investimentos foram de R$ 1,1 bilhão

O governador Pedro Taques apresentou, na manhã desta quarta-feira (18.05), os potenciais de Mato Grosso para um grupo de 150 empresários e representantes de fundos de investimentos norte-americanos e de grandes companhias estrangeiras e brasileiras. A apresentação foi feita em Nova Iorque, durante o evento Lide Business Breakfast. O objetivo é atrair investimentos em diversas áreas em que o Estado possui vantagens comparativas.

Aos representantes das grandes companhias e investidores, o governador apresentou detalhes do trabalho do Governo de Mato Grosso na criação de ambiente negocial propício para receber novos investimentos. Nesta esteira estão a reforma tributária, a reforma administrativa e medidas adotadas para diminuir o custeio da máquina pública.

O governador ressaltou que Mato Grosso tem 60% do seu território preservado e com a possibilidade de usar outros 16 milhões de hectares com possibilidade de produzir sem desmatar. “Mato Grosso produz hoje 27% das 200 milhões de toneladas que o Brasil produz. Mas temos a capacidade de ampliar para 80 milhões de toneladas, ou cerca de 47% da produção nacional”, comentou.

Para Taques, Mato Grosso se diferencia dos demais estados do país por sua capacidade de produção de alimentos, visto a demanda crescente por alimentação. “Nossa capacidade de produzir tem a ver com a necessidade do mundo se alimentar. Mato Grosso é vocacionado para o agronegócio”, defendeu.

Além da vocação para o agronegócio, Taques lembrou que a Caravana da Integração que cruzou os países andinos até o Oceano Pacífico foi importante para a abertura de mercados aos produtos mato-grossenses, principalmente para a produção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que terá 80% da sua produção destinada à exportação. Os países andinos tendem a ser os principais destinos, uma vez que possuem cerca de 140 milhões de habitantes.

“Por isso trabalhamos para a criação de um ambiente propício para os investimentos. Com os investimentos do setor privado em Mato Grosso é certo que o poder público também tem muito a ganhar e com isso poderemos concretizar as políticas públicas que são dever do Estado, construindo mais escolas e mais hospitais para atender a população. Hoje o desenvolvimento é sinônimo de paz”, completou.

taques nos eua 1

Taques participou do evento acompanhado dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e do Gabinete de Assuntos Estratégicos, Seneri Paludo e Gustavo Oliveira, respectivamente.

“É nos Estados Unidos que estão concentrados os maiores bancos e fundos de investimentos, então a nossa estratégia é mostrar para o mercado financeiro as boas oportunidades de investimentos que existem em Mato Grosso”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico Seneri Paludo.

O secretário lembra que o Estado tornou-se referência no agronegócio, tanto por conta da sua extensão territorial, quanto por questões climáticas, o que permite maximizar a produção primária. “Agora Mato Grosso está passando pelo processo de dar o segundo passo, que é o de ampliar a base industrial. E é no Estado onde estão as grandes potencialidades na agroindústria, nas atividades de base florestal, mineral, turismo e geração de energia renovável”.

Foi nesse mesmo evento, Lide Breakfast, em 2015, que o governador e o secretário Seneri Paludo estiveram presentes a convite do governo de São Paulo. Na ocasião o chefe do Executivo Estadual se reuniu com a diretoria da BRF Foods, que tomou a decisão de ampliar os investimentos em Mato Grosso, passando para R$ 1 bilhão a serem aplicados em três anos, com início dos primeiros aportes em 2016.

Essa é a terceira viagem internacional focada na busca de investimentos. Primeira foi a Nova Iorque, em abril de 2015, a segunda para Abu Dhabi, em fevereiro de 2016, e a terceira novamente a Nova Iorque.

Nomes de peso

O evento em Nova Iorque contou com representantes de grandes empresas como o banco BTG Pactual, Bank of America Merrill Lynch, Banco Máxima, Deutsche Bank, ADM, AS/COA, Bacc, Biosul, Cambici, Case Americas, CBC Empreendimentos, CDN, Cervera Real State Inc, Citrus Products Inc, Queiroz Galvão Engenharia, Coobo, Cosan, Grupo São Martinho, Dumonde Travel, Editora 3, EPC Construções, FGV Projetos, Forbes, Griagil, Fundo Amerra, Fundo Pegasus, General Eletronic, Global Capital Access, Llorent & Cuenca, Luxury Real Estate Broker, Macquarie Brasil, Marfrig, Maringá Turismo, Natura, Multiplus, Odebrecht Agroindustrial, Riachuelo, JP Morgan, Keystone Foods, Grupo Maubisa, KGN Consulting Company, Sigla, Siamig, Stefanini int Solution, The Word School, TMG, Total Energia, Vital Commodities, Wtorre entre outras.

A apresentação de Mato Grosso no evento realizado pelo Grupo Dória, também foi acompanhada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo. Além disso, acompanham Taques na viagem o presidente do Sistema Famato, Rui Prado; o presidente da Fiemt, Jandir Milan; o diretor da Fecomércio, Aldo Pascoli Romani e o representante da Ampa, Alexandre de Marco.

 

Por Thaisa Pimpão e Thiago Andrade Gcom-MT com informações da assessoria Sedec-MT