Ainda com incertezas políticas commodities sobem com Yellen.

06/06/2016 10:51

Ibovespa sobe com ajuda de commodities em dia de Yellen. Apesar de incertezas políticas, Bolsa caminha para quarta alta seguida. Dólar segue com leve queda.

Com ajuda da alta dos preços de metais e do petróleo, o principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo engata a quarta valorização seguida e avança nesta segunda-feira (6).

Investidores ainda digerem os números abaixo do esperado de geração de empregos nos Estados Unidos em maio. O dado afastou a hipótese de nova alta em breve do juro básico norte-americano, o que favorece ativos de bolsas emergentes e commodities.

O presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, disse nesta segunda-feira que, apesar do enfraquecimento na criação de empregos nos país, ele continua a esperar que o banco central dos EUA aumente as taxas de juros nos próximos meses. A presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, falará sobre a economia e política monetária (13h30).

“Internamente o foco continua sendo político e as “baixas” de importantes peças do governo Temer geram instabilidade e consequentemente, pressão nos ativos domésticos. Nomes como Fábio Medina Osório, Fátima Palaes e Henrique Eduardo Alves, advogado geral da união, secretária das mulheres e Ministro do Turismo, respectivamente, são tidos como possíveis novas quedas do atual governo”, diz Ricardo Gomes da Silva Filho, superintendente de câmbio da Correparti Corretora.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse ao STF que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu recursos do petrolão em troca de favores da construtora OAS. A negociação teria contado com o envolvimento de Eduardo Cunha e do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. O dinheiro teria alimentado a campanha de Alves no governo do Rio Grande do Norte em 2014. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

O processo de afastamento definitivo de Dilma Rousseff também está no radar. A Comissão Especial do Impeachment volta a se reunir hoje, a partir de 16h, para tentar um acordo que pode encurtar o cronograma de trabalho apresentado pelo relator, Antonio Anastasia.

O Santander faz parte do time que está ressabiado com a força do novo governo para mudar o rumo da Bolsa. “Não enxergamos para o curto prazo um gatilho para a valorização rápida do Ibovespa, uma vez que o mercado acionário não respondeu ao anúncio da nova equipe econômica, e tampouco às medidas desenhadas pelo governo”, diz o banco em um relatório para junho. Para os analistas, é fundamental um desfecho para o impeachment antes de ser mais otimista. A sugestão passou de acima da média (overweight) para neutra.

Na agenda econômica, a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central mostrou ainda que a estimativa de contração do PIB em 2016 passou a 3,71%, sobre queda prevista anteriormente de 3,81%. Os economistas consultados veem recuperação em 2017, para crescimento de 0,85%, sobre 0,55% na pesquisa anterior.

Por volta de 09h05, o Ibovespa tinha alta de 0,44%, aos 50.846 pontos.

No mercado de câmbio, o dólar à vista tinha desvalorização de 0,38%, cotado a R$ 3,5158.

 

Da Redação com informações de Marcelo Ribeiro e Weruska Goeking, jornalistas especialistas no mercado