TCE-MT no Oracle OpenWorld e JavaOne Latin America 2016

30/06/2016 01:27

TCE se destaca no evento em SP com dois projetos de Tecnologia da Informação que estão sendo apresentados no Oracle OpenWorld e JavaOne Latin America 2016

Dois projetos de tecnologia da informação desenvolvidos no âmbito do Tribunal de Contas de Mato Grosso estão sendo apresentados no Oracle OpenWorld e JavaOne Latin America 2016, evento internacional que começou ontem em São Paulo e prossegue até amanhã (30). O sistema de controle dos investimentos realizados pelos Regimes Próprios de Previdência Social e o Índice de Gestão Fiscal dos Municípios de Mato Grosso (IGFM-MT) foram selecionados para representar a instituição de controle externo no segmento do setor público.

Conforme explica a secretária de Tecnologia da Informação do TCE de Mato Grosso, Simone Pelegrini, estes dois sistemas já vinham se destacando em território nacional por facilitar o controle externo quanto a fiscalização.

Simone Pelegrini, secretária de T.I. do TCE-MT

“Nós temos um trabalho muito focado com os sistemas da Oracle. O Tribunal de Contas já vem utilizando o IGFM no julgamento das contas de governo, e o sistema de investimentos de RPPS também vem sendo usado pelos Tribunais do país. São ferramentas que auxiliam o controle externo”, afirmou.

Segundo o supervisor de controle externo de RPPS do TCE-MT, Eduardo Benjoino Ferraz, o sistema de investimentos foi desenvolvido em 2014 e utiliza outro sistema criado pela instituição mato-grossense como base de dados, o Aplic.

Eduardo Benjoino, supervisor de controle externo de RPPS do TCE-MT

Eduardo Benjoino, superv. de controle externo de RPPS do TCE-MT

“O sistema de controle de investimento tem como objetivo controlar os limites impostos pela legislação. Cada RPPS pode aplicar de acordo com os limites definidos nas normativas. Assim, tem como função identificar possíveis exposições temerárias dos recursos de RPPS trazendo para nós indicadores de monitoramento”, explicou o supervisor.

O IGFM-MT é uma ferramenta que permite mensurar a qualidade da gestão pública dos municípios de Mato Grosso, subsidiados pelos dados recebidos por meio do Sistema Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic). Foi instituído em 2014, através da Resolução Normativa nº 29/2014 e é composto pelos índices de receita própria tributária, de despesa com pessoal; de liquidez; de investimentos; de custo da dívida e de resultado orçamentário do RPPS.

Para o consultor técnico do TCE, Rodinei Alves Teodoro, o IGFM-MT se destaca, sobretudo, por incentivar a transparência dos índices dos 141 municípios do Estado.

Rodinei Alves, Consultor Técnico do TCE faz apresentação dos sistemas

Rodinei Alves, Cons. Téc. faz apresentação dos sistemas

“O processo de informatização do Tribunal de Contas teve início em 2001. Desde então, sentimos a necessidade de avançar porque tínhamos muitas informações sobre os municípios. Então o IGFM veio ao encontro dessa busca pelo acesso e transparência porque, além de melhorar o controle externo e interno, permite a fácil consulta pela sociedade”, pontuou. O IGFM-MT está localizado no Espaço Cidadão, no portal do Tribunal de Contas de Mato Grosso e é mais uma das ferramentas que permitem o controle social.

 

 

Da Redação com informações da Assessoria TCE-MT