Crise não impede atuação positiva de Mato Grosso, diz Taques

07/07/2016 12:18

Por mais de uma hora, Taques falou sobre temas que compreendem o dia a dia da população que reside nos municípios do Vale do Rio Cuiabá

O governador Pedro Taques destacou que as ações realizadas nos primeiros 18 meses de gestão têm demonstrado resultado significativo e que, mesmo em meio à crise, Mato Grosso está trabalhando para desenvolver estratégias que implementem a economia estadual. A avaliação do chefe do Executivo nesta quarta-feira (06.07), ao Programa Comando Geral, da TV Cuiabá.

Por mais de uma hora, Taques falou sobre temas que compreendem o dia a dia da população que reside nos municípios do Vale do Rio Cuiabá. Um dos assuntos abordados foram os investimentos realizados na área de segurança pública e ainda a queda nos índices de violência. Além do aumento no orçamento, as forças policiais de Mato Grosso receberam, nos últimos meses, incremento de 3,5 mil novos profissionais para as Polícias Militar, Judiciária Civil e o Corpo de Bombeiros.

De acordo com Taques, com o aumento do efetivo foi possível elevar o número de investigações criminais, totalizando 22% a mais de inquéritos instaurados em 2015, em comparação aos números de 2014. Além disso, a queda na quantidade de homicídios em Várzea Grande também foi outro destaque, assim como o montante de drogas já apreendidas em 2016, que ultrapassa as cinco toneladas. “Segurança pública não é só polícia. Segurança pública é também a criação de oportunidades para que o cidadão não cometa crimes”, complementou Taques, ao citar as ações desenvolvidas no Estado para ampliação da rede de empregos.

Na área da saúde, o governador reforçou que o auxílio financeiro dado pelo Executivo de Mato Grosso aos municípios de Cuiabá e Várzea Grande tem garantido melhorias nas unidades de saúde. Para a Capital, além do recurso disponibilizado para a construção do novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, o Governo garante a liberação de R$ 2 milhões ao Hospital São Benedito, mensalmente, e ainda recursos financeiros para a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA Sul). Há ainda em andamento o projeto Cidade da Saúde, que será construído na antiga área do Hospital Central.

Em Várzea Grande, o Governo também tem destinado recursos para o Pronto Socorro. Mensalmente, o município recebe R$ 2 milhões para investir nos atendimentos médicos dos pacientes locais e de outros municípios de Mato Grosso. A UPA do bairro Ipase também é outra unidade que conta com repasses do Executivo Estadual.

Novos investimentos

Em relação a novas oportunidades para o estado, Taques informou que o trabalho junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) tem sido diário. Dentre as ações realizadas está o lançamento do edital para execução da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres, que há mais de 20 anos aguardava solução. “A instalação da ZPE irá fomentar o comércio regional e também melhorar o contato com demais países”.

Taques ainda informou que tem sido discutida parceria junto ao governo boliviano para obra de pavimentação que liga Cáceres a Santa Cruz de la Sierra. São 315 quilômetros que aguardam asfaltamento e irão auxiliar no desenvolvimento do estado e estreitar as relações com os países localizados na região do Pacífico. “Sou otimista e acredito que Mato Grosso irá superar este momento. Confio nos servidores e creio no nosso estado. Temos dado exemplo para o País no que diz respeito a superar a crise”.

Ainda durante a entrevista, Taques falou sobre a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e destacou o trabalho do Estado na contratação de consultoria especializada, que apontou itens sobre o montante que ainda necessita ser gasto para conclusão da obra, valores tarifários e modelo de gestão.

Em relação ao Reajuste Geral Anual (RGA), já aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o governador explicou que o percentual apresentado (7,28%) se deve ao Estado já ter ultrapassado o limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em relação ao pagamento de pessoal, como também para evitar o atraso salarial dos servidores públicos.

 

Por Lisânia Ghisi assessoria Gcom-MT