Governo estuda pavimentação de 120 km da MT-129

14/07/2016 14:44

Isolada, Gaúcha do Norte, forte polo do agronegócio estadual sofre com o descaso de gestões anteriores. O asfalto iria ‘bombar’ o desenvolvimento da região

Em reunião na tarde da última quarta-feira (13.07) com representantes do município de Gaúcha do Norte (a 595 km de Cuiabá) e com o secretario de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Duarte, o vice-governador e secretário interino de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, garantiu esforços integrados do Governo do Estado para viabilizar a obra de pavimentação de 120 quilômetros da MT-129, com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Conforme o vice-governador, o asfalto nesta região é um compromisso do governador Pedro Taques, o projeto já foi entregue e será analisado, para dar início ao processo de licitação e posterior ordem de serviço por meio da Sinfra. Ele explica ainda que enquanto são feitos os trâmites da pavimentação, o Estado disponibiliza uma patrulha para a Associação de Produtores, dando manutenção no trecho, garantindo a boa trafegabilidade na região.

“Já compartilhamos com as prefeituras em 2015 mais de R$ 231 milhões de reais do Fethab, e já estamos chegando ao valor de R$ 83 milhões em 2016. Isso na prática nunca aconteceu antes. Vamos fazer muito mais agora com o nosso Fethab regional”, afirmou Fávaro.

mt-129 gaúcha do norte

Para o prefeito de Gaúcha do Norte, Nilson Francisco Aléssio, a obra deve marcar uma nova fase para todos os municípios próximos. Ele conta que o trecho necessário para integrar o município à capital é de 200 km, incluindo 80 km da MT-020 que já estão com obras em andamento.

“A rodovia é tão importante para nós que hoje, 80% dos produtos de Gaúcha do Norte passam por ela, que vai sentido a Primavera, Rondonópolis. Tem também a entrada de insumos e fertilizantes, além da importância da ligação com a capital”, explica o chefe do executivo municipal.

Ainda conforme Aléssio, Gaúcha do Norte planta cerca de 200 mil hectares, contabilizando cerca de oito milhões de sacas, que saem para ser comercializadas pela MT-129. A expectativa é que seja possível escoar a safra de 2017 pela rodovia pavimentada, conta.

Estiveram presentes também os deputados estaduais Ondanir Bortolini (Nininho), e Dilmar Dal’ Bosco.

 

Da assessoria por Lorena Bruschi - Vice-governadoria