Livro – O que Brizola dizia sobre o PMDB, Lula, Cunha e os Evagélicos

21/07/2016 10:48

Após 12 anos do falecimento do pedetista, livro reúne frases de Brizola, onde ele dizia sobre o PMDB, Lula, Eduardo Cunha e dos evangélicos na classe política

No ano em que completaria 94 anos, Leonel Brizola ganhou, na quarta-feira (20), um livro que reúne algumas de suas frases polêmicas sobre política e economia.

Morto em 2004, Brizola era hábil no manejo da língua para criticar oponentes e defender seu legado. Alinhado à esquerda, herdeiro do trabalhismo do ex-presidente Getúlio Vargas e exilado durante a ditadura militar, foi governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Em 1979, fundou o PDT.

Uma das militantes do PDT gaúcho, Estado de Brizola, era Dilma Rousseff, hoje presidente afastada da República. Ela trocou a legenda pelo PT apenas no ano 2000.

Juliana Brizola, neta do ex-governador e hoje deputada estadual do Rio Grande do Sul, elaborou, ao lado da jornalista Rejane Guerra, uma compilação de frases, fotos e documentos do pedetista, reunidos em livro editado pela Letra Capital.

A obra tem um tom de homenagem elogiosa ao pedetista e não explora as contradições do político, como ter apoiado o ex-presidente Fernando Collor quando ele era alvo de um processo de impeachment, em 1992.

Contudo, serve de registro sobre como Brizola pensava em temas que permanecem atuais, como o PMDB e o PT, a ascensão da bancada evangélica, o combate à corrupção e o deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Aqui estão algumas delas:

PMDB

“Para mim o PMDB vai se transformar cada vez mais numa espécie de PSD daquela época. Um partido conservador que finge que é liberal”

A frase não tem data nem contexto especificados, mas ele se referia ao PSD, não o de hoje, de Gilberto Kassab, e sim uma das legendas que apoiavam Getúlio Vargas, ao lado do antigo PTB, de Brizola. Enquanto o PSD era mais ligado à elite, o PTB se vinculava aos trabalhadores. Essas siglas deram origem a outros partidos após a redemocratização: o antigo PTB virou o PDT, o PSD hoje é o partido presidido por Gilberto Kassab, e o PTB é liderado por Roberto Jefferson, condenado no mensalão.

livro com frases de leonel brizola

Eduardo Cunha

“Veja este problema, com tantas denúncias e reclamações, talvez [ele] seja a pior parte do governo”

A frase é uma referência a Eduardo Cunha, então presidente da Companhia Estadual de Habitação do Rio, no governo de Anthony Garotinho. Ela consta de um abaixo-assinado pedindo o afastamento de Cunha por acusações de má-gestão, em 2000.

Lula e o PT

“O Lula que veio para reformar está sendo reformado”

A frase é uma referência à contratação do marqueteiro Duda Mendonça para a campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2002, vencida pelo petista. Na eleição anterior, em 1998, Brizola havia sido candidato a vice-presidente na chapa de Lula, derrotada por Fernando Henrique Cardoso.

“Os petistas consideravam que a história do trabalhismo começou com eles, como se antes das greves do ABC paulista não tivesse acontecido nada”

A frase não tem data nem contexto especificados, mas o trabalhismo ao qual ele se refere é uma corrente política desenvolvida, no Brasil, por Getúlio Vargas: opera por meio de um líder carismático que constrói uma relação de proximidade com os trabalhadores concedendo direitos e realizando reformas. Servia também para afastar os operários das doutrinas socialista e anarquista.

Combate à corrupção

“Ser radical em política é querer chegar à raiz dos problemas. E há muitas questões em que não se pode deixar de ser radical. Por exemplo, ser radical contra corrupção”

A frase foi dita em entrevista à jornalista Moniz Bandeira, em 1978.

Disputa por recursos públicos

“Os pobres não têm lobby. Ninguém pede por eles, e pouca gente procura melhorar a vida daqueles que vivem à margem da sociedade”

A frase é um comentário sobre a atuação da equipe econômica do ex-presidente Lula, em 2004, segundo ano do mandato do petista.

Ascendência dos evangélicos na política

“O governo está vivendo um protestantismo exagerado”

A frase foi dita ao pedir para o então governador do Rio, Anthony Garotinho, para que acabasse com a influência dos evangélicos. A data não é informada no livro.

“Esses pastores querem é estação de rádio e dinheiro. São adoradores dos bezerros de ouro”

A frase é uma das críticas do político aos líderes evangélicos, em 2000.

Política de alianças

“Para empurrar o caminhão toda ajuda é bem-vinda”

A frase tenta explicar o apoio que Ciro Gomes, então no PPS e respaldado pelo PDT, vinha recebendo do PFL e do PPB em sua candidatura a presidente da República em 2002. A aliança foi criticada à época porque o PFL (hoje DEM) era sucessor da Arena, que sustentou o regime militar, e o PPB (hoje PP) era uma legenda com políticos que também apoiaram a ditadura, como Paulo Maluf.

Desunião da esquerda

“Divididos, seremos sempre degraus para a direita subir”

 

A frase não tem data nem contexto especificados.

 

Por Bruno Lupion, repórter em Brasília