Opinião – Quitar ou não quitar um financiamento

10/08/2016 12:41

”Ficar atento nas taxas de descontos. Caso for menor que a taxa de rendimento oferecido pela caderneta, a antecipação não será vantajosa para você.”

“Acompanho sempre sua coluna no Super Notícia e acho muito interessantes os seus conselhos financeiros. Resolvi te escrever para esclarecer uma dúvida. Há alguns anos eu fiz um financiamento de um imóvel na Caixa Econômica Federal. Venho pagando as prestações em dia sem problemas, pois a prestação é decrescente. O que facilita muito. Acontece que tenho hoje na poupança um valor que daria para amortizar toda a minha dívida com o banco. A minha dúvida é: vale a pena amortizar a dívida ou é melhor investir o dinheiro em outra coisa?”(Vivianne – Belo Horizonte)

Vivianne, sua dúvida é muito interessante. Em nossas vidas financeiras, muitas vezes, temos dinheiro guardado e também algum compromisso de longo prazo. Mesmo que o compromisso não esteja comprometendo as finanças do dia a dia, como você relata, será que não seria melhor liquidá-lo utilizando a reserva financeira?

Para embasar a decisão é preciso fazer uma comparação. Primeiro você deve verificar qual é o rendimento que você está recebendo em sua aplicação. Como você está aplicando na caderneta de poupança, fica fácil saber. Ela remunera o capital investido a uma taxa de 6% ao ano mais TR. Como a TR é bem pequena, podemos considerar a remuneração da caderneta 6% ao ano.

Agora, é hora de verificar qual seria o valor a ser pago pela quitação do seu financiamento imobiliário. Comparando esse valor com o valor do saldo devedor é possível calcular a taxa de desconto. Se essa taxa de desconto for maior que o rendimento pago pela caderneta de poupança, será vantajoso para você utilizar os recursos que você tem guardados na caderneta para quitar seu financiamento. Se, por outro lado, a taxa de desconto for menor que a taxa de rendimento oferecido pela caderneta, a antecipação não será vantajosa para você.

Mas existe outra questão que acredito que mereça sua atenção. Você tem aplicado os seus recursos na caderneta de poupança. Apesar de ainda ser o mais popular investimento em nosso país, ela não tem garantido nos últimos meses uma remuneração suficiente para anular os efeitos da inflação. Em outras palavras, o que você está recebendo de rendimento não é capaz de manter o poder de compra de seu dinheiro. Em virtude disso, muitos brasileiros estão retirando o seu dinheiro da caderneta e buscando outras formas de investimento. Hoje existem muitas opções interessantes que apresentam uma rentabilidade melhor que a oferecido pela caderneta de poupança. E com o mesmo grau de segurança oferecida pela caderneta. Ou seja, você ganha mais e não corre um risco maior. Títulos do tesouro direto, LCA/LCI, fundos de investimento e CDBs são algumas dessas alternativas. A única diferença é a liquidez. Na maiorparte desses investimentos, os recursos precisam ficar aplicados por determinado período.

Na caderneta de poupança você pode deixar os recursos para uma reserva de emergência. Afinal, nunca sabemos quando elas podem ocorrer. O restante deve ser direcionado para outra aplicação. Busque informações sobre as diversas modalidades que mencionei anteriormente e aplique naquela cujas características mais se aproximarem de suas necessidades.

Planejem bons hábitos para 2016. Invista em sua educação financeira. Curtam a nossa página no Facebook no endereço www.facebook.com/harpiafinanceiro.

 

Por Carlos Eduardo - Dúvidas e sugestões para o endereço de e-mail [email protected]
Tags: