Ensaio – As preferências literárias do economista Eduardo Giannetti

15/08/2016 10:24

Sem uma linha específica, obras como Dostoiévski, Nietzsche e Machado de Assis estão entre os preferidos do economista e escritor Eduardo Giannetti

Os Irmãos Karamazov

Fiodor Dostoiévski

“A experiência intelectual-espiritual definidora da minha adolescência. Ao tomar contato, no ensino médio, com o mundo de ideias e inquietações deste livro nasceu em mim a vontade de mergulhar pelo resto da vida naquele universo. A releitura do romance em 2015 – quase quatro décadas depois – só fez confirmar a pertinência daquela intuição juvenil.”

Diálogos sobre a Religião Natural

David Hume

“Testamento filosófico do maior filósofo de língua inglesa de todos os tempos e ponto culminante do Iluminismo escocês. Uma obra de extraordinária ousadia e desassombro especulativo, muito além do seu tempo – e possivelmente até do nosso. O mais denso e bem tramado diálogo filosófico do pensamento moderno coroado por um acabamento literário primoroso.”

Aurora

Friedrich Nietzsche

“Juntamente com ‘Humano, demasiado humano’ e ‘A gaia ciência’, são livros aos quais costumo retornar, de tempos em tempos, como se fossem queridos e velhos amigos. A cada nova visita, a descoberta de ângulos e tesouros insuspeitos. Nada na história das ideias, creio eu, supera a acuidade da psicologia moral nietzschiana.”

Dom Casmurro

Machado de Assis

“Com Machado de Assis aprendi a amar a língua portuguesa. Dom Casmurro não parece ter sido simplesmente escrito, mas talhado e esculpido em granito: cada sentença uma solução primorosa de linguagem; cada volteio um triunfo da expressão exata e feliz. Um exemplo entre inumeráveis: ‘Prazos largos são fáceis de subscrever, a imaginação os faz infinitos’.”

The View From Nowhere

Thomas Nagel

“Considero Thomas Nagel o mais importante filósofo em atividade no mundo. Ninguém como ele possui o dom de combinar o rigor da tradição analítica anglo-americana com as questões centrais da filosofia ocidental. A clareza, elegância e paixão pela verdade deste livro despertam em mim a mais profunda admiração.”

 

Por Eduardo Giannetti nasceu em Belo Horizonte, em 1957. Economista com doutorado pela Universidade de Cambridge, publicou pela Companhia das Letras Vícios privados, benefícios públicos?, Autoengano, O valor do amanhã e A ilusão da alma, entre outros.
Tags: