Nova Política – Janaina Riva quer ”lapidar” o legado do seu pai

05/09/2016 11:48

Janaina Riva assume uma responsabilidade política a qual por mais de 3 décadas foi do seu pai – “É um erro achar que só meu pai é capaz de fazer esse trabalho”

Em Mato Grosso, as eleições municipais de 2016 serão as primeiras, em 33 anos, em que o ex-deputado estadual José Riva não terá atuação ativa como candidato ou apoiador de seus aliados.

O papel político foi deixado para sua filha, a deputada Janaina Riva (PMDB), que terá a responsabilidade de representar a família em municípios como Juara (709 Km ao norte de Cuiabá), base eleitoral do ex-parlamentar.

No município, a deputada declarou apoio ao candidato Pedro Cobo (PRB) e contestou aqueles que desconfiam da sua capacidade política.

“É impossível vivermos na mesmice e um equívoco achar que só meu pai, que foi um grande deputado e que teve uma atuação muito forte, é capaz de fazer esse trabalho político”, afirmou.

“Nos últimos anos, esta é a primeira vez que ele [José Riva] não participa ativamente. A decisão do meu pai se deve a postura que ele agora adotou, de cuidar da vida dele, da sua situação jurídica, que é muito complicada. Uma coisa que ele nunca teve tempo para fazer. Ele decidiu por se manter afastado da vida pública. É até uma forma que ele me dá para poder agir por conta própria e impor uma nova forma de fazer política”, declarou.

Janaina disse, no entanto, que seu apoio não só em Juara, como em outros municípios, será sem qualquer tipo de interferência ou imposição, como, segundo ela, era de costume no passado.

“Não quero que as pessoas atrelem o meu apoio como uma manipulação ou algo do gênero, como sempre fizeram com o apoio da minha família. Quero contribuir como parlamentar”, declarou.

“Esse apoio que liga e atrela a imagem como sempre foi feito com relação ao meu pai, não quero que aconteça. Não quero interferir de forma alguma na campanha ou no possível mandato. Quero que meus apoiados tenham total liberdade”, disse.

Janaina ressaltou que a decisão de seu pai foi importante para lhe passar confiança e demonstrar que na política é preciso sair da “mesmice”.

“A política mudou muito. Então, fico feliz que meu pai tenha depositado essa confiança em mim. Acho importante, pois o poder tem que mudar. É necessário que haja pessoas com novos desejos”, declarou.

“Rixa”

Em Juara, Janaina também quer mudar o histórico de rivalidade entre a sua família e a do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), que lançou sua mulher, Luciane Bezerra (PSB), para a disputa pela Prefeitura.

“Acho que já está na hora da gente mudar essa imagem de família Riva contra família Bezerra. Não quero mais que exista essa ‘pecha’ de família contra família. Acredito que Juara já é uma cidade muito grande e desenvolvida, e que agora nós precisamos trabalhar em cima de propostas. Essas rixas devem acabar”, defendeu.

“Em minha visão, não se faz política para ter poder. Política deve ser feita com a vontade, realmente, de transformar e de fazer mudanças. Hoje em dia não se pode mais fazer política com ‘sangue fervendo’”, disse.

A deputada disse que, atualmente, a política tem que ser focada na apresentação de propostas para as melhorias do município.

“Essas rusgas devem acabar, pois elas ficam e não terminam na eleição. Elas continuam em nossas vidas. Isso eu não quero mais”, declarou.

“Juara merece um debate de alto nível, que discuta as necessidades do município, e que o apoio de um parlamentar é uma questão política, daqueles que o apoiaram. Eu, por exemplo, não teria como não apoiar o Pedro e o candidato a vice, Valfredo [DEM], pois eles sempre me apoiaram. O apoio a eles não é porque a Luciane está do lado de lá, mas por termos uma ligação muito forte. Não é nada pessoal”, explicou.

 

Por Airton Marques – Matéria publicada originalmente no Mídia News