Caravana da Transformação – Reunião assegura atendimento de todos os pacientes

22/02/2017 18:20

Na reunião ocorrida hoje em São José dos Quatro Marcos definiu os municípios os quais assegura o atendimento à todos os pacientes durante a 5ª edição do evento

A coordenação executiva da Caravana da Transformação esteve em São José dos Quatro Marcos na tarde desta terça-feira (21.02), para se reunir com gestores dos 14 municípios que serão atendidos durante a 5ª edição da iniciativa. Para garantir o atendimento de toda a demanda da região Oeste, a coordenação definiu junto com os municípios um cronograma dos atendimentos oftalmológicos, medida que torna mais organizada a logística do evento.

Ao apresentar a Caravana da Transformação aos municípios, o coordenador-geral da iniciativa, secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira, lembrou que apesar do Estado fornecer toda a estrutura para o atendimento da população durante os dias de evento, as prefeituras também devem ser parceiras, já que toda a logística de transporte e alimentação dos pacientes é de responsabilidade do município.

“Gostaria de agradecer a ousadia e a coragem do prefeito de São José dos Quatro Marcos, Ronaldo Floreano dos Santos, em receber um evento grandioso como esse de braços abertos e pronto para ajudar no que for preciso. Vale lembrar que entre todos os parceiros que nos acompanham durante as edições, o município anfitrião é o maior deles”, destacou José Arlindo.

A parceria entre Governo do Estado e município renderá bons frutos ao município de São José dos Quatro Marcos, na avaliação do prefeito. O gestor já começou um trabalho de mobilização do comércio e da rede hoteleira, otimista que o período de realização do evento alavanque a economia do município, já que nos dias de atendimentos de cidadania pelo menos 300 servidores se deslocam para o município. “Este é o maior evento que Quatro Marcos já recebeu”, disse Ronaldo.

Um dos pontos discutidos durante a reunião, foi com relação ao levantamento da demanda oftalmológica de cada município. Até o momento, a região Oeste possui aproximadamente 4.600 pessoas aguardando atendimento oftalmológico. No caso de Quatro Marcos, alguns pacientes estão na fila de espera há pelo menos 4 anos, como relatou a secretária de Saúde do município, Tayonara Silva.

A demanda do município é de 300 pessoas, mas com a notícia da Caravana chegando, a gestora percebeu que a procura da população aumentou e estima que este número pode chegar a 500 atendimentos. Tayonara comemorou a chegada do evento na cidade, já que não existe oftalmologista que atenda pela rede pública no município. “O que acontecia é que a gente tinha que direcionar esses pacientes para Cuiabá ou para Cáceres e agora nossa cidade é privilegiada com a caravana”, disse a secretária de Saúde.

Igualmente satisfeito pela iniciativa está o prefeito de Curvelândia, Sidinei Custódio. Até o momento, o município já regulou 260 pacientes, mas este número deve chegar a 300, estima Sidinei. “A região só tem a agradecer o Governo do Estado por escolher esse local para a realização do evento. A dificuldade que temos em levar esses pacientes para outros municípios é muito grande e agora acredito que vamos ficar mais tranquilos”, disse o prefeito.

Outro assunto foi a capacitação de hanseníase que será realizada durante os dias do evento. Para isso, os municípios devem mobilizar os profissionais de saúde (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, biomédicos, agentes de saúde, entre outros). A capacitação é uma realização da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e acontecerá nos dias 13 a 16 de março, na Faculdade Quatro Marcos (FQM).

Atendimento da população

Para ser atendido durante a caravana, os moradores dos 14 municípios envolvidos já podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde com seus documentos pessoais e com o Cartão SUS, que deve estar preferencialmente atualizado até a data de início do evento. A partir deste primeiro atendimento, a prefeitura fará o encaminhamento dos pacientes.

A coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena, lembra que os atendimentos têm como público-alvo pessoas com mais de 55 anos, já que é a faixa etária mais atingida pela catarata. Entre os atendimentos de saúde, a caravana oferece consultas, exames e cirurgias de catarata, pterígio e também o procedimento yag laser.

“A orientação que passamos aos municípios é chegar às 5h para começarmos o credenciamento dos pacientes, para então às 6h iniciar os atendimentos oftalmológicos. Também orientamos as prefeituras de que não existe necessidade dos pacientes estarem em jejum. Então essa reunião foi de extrema importância para a organização de nosso evento”, disse Simone.

Calendário

Os atendimentos de oftalmologia da caravana acontecem entre os dias 7 e 17 de março. Entre 7 e 13 de março serão realizados o apoio diagnóstico, que incluem as consultas e exames oferecidos pela iniciativa. De 9 a 17 de março serão realizadas as cirurgias, sendo que a partir do dia 14 serão disponibilizados no espaço apenas os procedimentos cirúrgicos.

Confira abaixo o cronograma de atendimentos por municípios:

Araputanga – 8 de março
Cáceres – 9, 10, 11 e 12 de março
Curvelândia – 10 e 12 de março
Figueirópolis d’Oeste – 12 de março
Glória d’Oeste – 9 de março
Indiavaí – 8 de março
Jauru – 8 e 9 de março
Lambari d’Oeste – 11 e 12 de março
Mirassol d’Oeste – 11, 12 e 13 de março
Porto Esperidião – 9, 10 e 11 de março
Reserva do Cabaçal – 8 de março
Rio Branco – 11 de março
Salto do Céu – 9 e 10 de março
São José dos Quatro Marcos – 7 e 11 de março

 

Da Redação com assessoria de Julia Oviedo - Gcom-MT . Mais informações sobre o programa podem ser acessadas pelo site www.caravana.mt.gov.br ou pelo email [email protected].