Mexer no Bolso – Deputado Botelho engrossa o discurso sobre corte de salários dos deputados

16/03/2017 17:17

O presidente da AL, Eduardo Botelho, engrossou o discurso dos deputados Oscar Bezerra e Janaína Riva, sobre votar o projeto de corte nos salários dos deputados faltosos

Com apenas 7 parlamentares presentes na sessão ordinária da noite desta quarta-feira (15) encerrou-se então, sem a votação de nenhum projeto. O quórum mínimo é de 13 parlamentares.

Desde o retorno do Carnaval, outras sessões chegaram a ser encerradas sem votação, justamente por conta da falta de deputados em plenário. Em outras ocasiões, ao longo desta legislatura, os faltosos também causaram problemas.

Os deputados presentes, usaram a tribuna para mostrar a total falta de respeito com os colegas e com a população, como disse a deputada Janaína Riva (PMDB) antes de encerrar a sessão, classificando a situação como “desrespeitosa”.

“Chega aqui e fala que tem compromisso fora da Casa e não poderá ficar, porque aí não fica uma meia dúzia aqui com cara de besta. O pessoal da Defensoria Pública está na Casa desde manhã cedo para votar o veto deles e a gente fica aqui enrolando, gastando tempo e energia, nossa e dos outros”, disse.

Janaína que é oposição velada ao governo Taques e que até semana passada, fazia da tribuna um verdadeiro palanque de afrontamento ao governador sobre os problemas enfrentados pelo chefe do executivo, advindo da gestão passada, diga-se de passagem, a deputada pareceu ter tomado ”fé” de olhar para debaixo do próprio teto, se mostrando totalmente ativa com os assuntos da Casa. Janaína sugeriu que voltasse a tramitar um projeto de resolução proposto pelo deputado Oscar Bezerra (PSB), que prevê o corte de ponto aos colegas que não comparecem às sessões ordinárias.

O presidente, deputado Eduardo Botelho, certo do descontento e vendo a falta de responsabilidade e de acordo com os demais colegas presentes na Casa, complementou: ”Sou um escravo da maioria dos deputados. Se a maioria decidir que devemos descontar, eu apoio”.

Projeto engavetado

Pela proposta de Oscar, cada falta à sessão plenária provocará o desconto de R$ 833 do salário, o que corresponde a 1/30 dos vencimentos do deputado, que hoje recebe R$ 25,5 mil mensais.

O deputado já havia dito que a proposta estava “engavetada” no Legislativo. Ele pediu que volte a tramitar.

“Quero saber onde está o projeto que apresentei no primeiro semestre do nosso mandato? Esse projeto faz o desconto de 1/30 do salário do deputado faltante por sessão. Infelizmente, não avançou para nenhuma comissão e muito menos tramitou em votação. Portanto, a reconstituição desse projeto se faz necessário”, disse Oscar Bezerra.

 

Da Redação