Show Safra 2017 – Governo reforça infraestrutura do Indea-MT com 32 veículos novos

22/03/2017 21:41

Em mega evento realizado em Lucas do Rio Verde, a Show Safra 2017, o governo entrega ao Indea 32 veículos novos para reforçar fiscalização do órgão com o que temos de mais forte no campo – A Carne

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) recebeu 32 veículos novos, nesta terça-feira (21.03), que vão reforçar as ações de fiscalização da produção agropecuária do estado. A iniciativa faz parte do processo de reestruturação do órgão, que distribuirá os automóveis a municípios do interior.

A entrega dos veículos ocorreu durante a cerimônia de abertura oficial da Show Safra BR-163 2017, em Lucas do Rio Verde (332 km ao Norte de Cuiabá), com as presenças do governador Pedro Taques, e do vice-governador, Carlos Fávaro.

O presidente do Indea-MT, Guilherme Nolasco, também participou do evento e destacou que até junho desde ano o Governo deve entregar mais 122 veículos. “Com essa entrega que estamos fazendo, nós totalizamos a reestruturação, com 300 notebooks, 82 veículos e outros 300 aparelhos de GPS. Sobretudo, neste momento crítico da fiscalização federal, o Estado de Mato Grosso está fazendo a sua parte com o fortalecimento do sistema de vigilância e fiscalização”, avaliou.

Ele frisou que o mercado está cada vez mais competitivo e preocupado com a origem do alimento, por isso a importância de reforçar a fiscalização. “O mundo busca segurança alimentar. Quando compram um suíno ou frango, eles querem saber como é produzida a soja que esses animais consomem. Então, é de extrema importância que se tenha uma fiscalização da agricultura e pecuária, para responder aos mercados internacionais, ONGs e entidades”, completou.

 

Já o governador Pedro Taques ressaltou que o Governo de Mato Grosso trabalha na reestruturação total do Instituto e lembrou a legislação aprovada no final de 2016, que desburocratizou o Indea. “Isso fez com que a vigilância sanitária vegetal e animal do nosso estado assumisse outro patamar”, disse.

Ele afirmou ainda que o Governo de Mato Grosso faz um trabalho internacional para vender o que é produzido no estado aos mercados do mundo todo. Por conta disso, há uma grande preocupação em manter a qualidade do que é produzido no território mato-grossense. “Temos um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e estamos ajudando na fiscalização e os resultados já começaram a aparecer”, considerou, lembrando que o estado é livre da peste suína clássica.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, salientou que Guilherme Nolasco tem o reconhecimento do Governo Federal por conta do trabalho desenvolvido no estado, na função de presidente do Indea.

Municípios comtemplados

Os veículos serão direcionados para as regionais do Indea nos municípios de Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Garças, Alto Taquari, Arenápolis, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Colíder, Comodoro, Diamantino, Juína, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Paranatinga, Pedra Preta, Porto dos Gaúchos, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Várzea Grande, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Operação Carne Fraca

Para o ministro, a Polícia Federal errou na comunicação da Operação Carne Fraca e o Governo Federal trabalha desde sexta-feira (17.03) para reverter o estrago causado. Maggi disse que muitos criadores são pequenos proprietários e têm na criação de gado a única fonte de renda da família. “Não estamos defendendo quem fez coisa errada, quem fez que pague por isso. O que defendemos é o nosso sistema de fiscalização”.

Ele também destacou que somente 21 frigoríficos apresentaram problemas. “Penso que o prejuízo será bastante grande, o Brasil exporta cerca de US$ 15 bilhões por ano. O prejuízo de 5% representa quase US$ 1 bilhão por ano”, comentou.

O governador Pedro Taques também comentou a operação da Polícia Federal, lembrando que nenhuma planta de Mato Groso foi envolvida no caso, sendo resultados dos investimentos na fiscalização.

Também participaram do evento os secretários Ricardo Tomckyc (Sedec) e Paulo Taques (Casa Civil). Além dos deputados federais Nilson Leitão, Fábio Garcia, Adilton Sachetti, Victório Galli e Valtenir Pereira, ainda estiveram no evento os senadores Cidinho Santos e José Medeiros.

 

Da Redação com informações de Thiago Andrade - Gcom-MT