Carne Fraca – Queda nos embarques de carne bovina e preço do mercado interno segura impacto da operação da PF

06/04/2017 06:02

Em volumes totais, os embarques de carne bovina caíram para 98,22 mil toneladas, ante 110,7 mil toneladas em relação ao mesmo mês do ano passado 

Os embarques de carnes do Brasil apresentaram quedas em volumes em março na comparação com o mesmo mês do ano anterior, em período conturbado da operação Carne Fraca, da Polícia Federal, mas as divisas geradas pelas exportações ainda assim aumentaram no caso dos embarques de frango e carne suína, devido a preços mais altos.

No caso das exportações de carne bovina, houve uma queda em receita de cerca de 6 por cento pela média diária, com o aumento nos preços não sendo suficiente para compensar a queda em volume. Ao todo, as vendas totais do produto in natura somaram cerca de 404 milhões de dólares em março.

Em volumes totais, os embarques de carne bovina caíram para 98,22 mil toneladas, ante 110,7 mil toneladas no mesmo mês do ano passado.

Mas o ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços avaliou que essa queda não teve relação direta com a operação Carne Fraca, deflagrada em março, que resultou em uma série de embargos temporários ao produto brasileiro.

“A operação da PF não explica a queda da exportação de carne bovina… O governo agiu logo, mercados permaneceram abertos… Todos os países que mostraram preocupação adquiriram carne do Brasil no período”, afirmou o diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do ministério, Herlon Brandão, ao comentar os impactos de embargos.

Ao longo do mês passado, associações de exportadores de carnes relataram perdas de embarques em função dos desdobramentos da operação.

Mas, segundo Brandão, a queda no caso da carne bovina está relacionada a uma redução nas compras de alguns países, como Egito, que já vinha acontecendo anteriormente.

Já a exportação de carne suína do Brasil em março somou 138 milhões de dólares, com uma alta de 33 por cento na média diária em relação a março de 2016, em meio a preços mais altos. Em volumes, os embarques somaram 54,8 mil toneladas, ante 56,7 mil toneladas na mesma comparação.

As exportações de carne de frango do Brasil atingiram 571 milhões de dólares em março, representando uma alta de 7 por cento em relação a março de 2016 (na média diária), com preços mais elevados do produto compensando uma redução em volume.

Os embarques carne de frango em março totalizaram 343,3 mil toneladas, ante 368,4 mil toneladas no mesmo mês do ano passado.

 

Da Redação com informações da Agência Reuters