Opinião – Nenhuma articulação política terá força para desviar foco da Lava Jato

21/04/2017 10:06

”A política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum.”

Apesar de prováveis equívocos, responsáveis, por exemplo, pela juntada, num mesmo barco, de gregos e troianos (o ministro Edson Fachin revelou a colegas que há pedidos de investigação, pela Procuradoria Geral da República, de casos já prescritos), jamais terá sucesso articulação para impedir, conter ou atenuar a operação Lava Jato. A diferença entre os que praticaram caixa 2 e os que cometeram crimes mais graves, à luz de nossa legislação penal, será acertada agora, no decorrer do processo de cada investigado, no STF ou no juizado comum. Os brasileiros estão muito bem-informados pelos canais de comunicação social. Saberão separar o joio do trigo, como saberão impedir que a crise por que passa o país se agrave ainda mais, em consequência das polarizações radicais, obviamente inconciliáveis.

Fez bem o ex-presidente Fernando Henrique quando afirmou, na última segunda-feira, que não participou de articulações com o presidente Michel Temer e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impedir ou driblar a operação Lava Jato: “Não participei e não participo de qualquer articulação com o presidente Temer e o ex-presidente Lula para estancar ou amortecer os efeitos das investigações da operação Lava Jato. Qualquer informação ou insinuação em contrário é mentirosa”, concluiu FHC em uma das redes sociais. O ex-presidente Lula nada disse por enquanto, mas o presidente Temer também a negou: “Não participo, não promovo e jamais fui perguntado a respeito disso”.

O que mais deve afligir-nos, nessa crise política, ética, moral, social e econômica, das mais graves por que já passou o país, além do sofrimento dos mais pobres, é o risco que corre nosso regime democrático. Que tem apenas 32 anos, mas que vem demonstrando resistência diante de solavancos como o das delações de 76 ex-executivos da Odebrecht (incluindo-se dois presidentes), prestadas por profissionais convencidos, cinicamente, de que só faziam o que o “jogo” lhes impunha.

Caminhemos, pois, leitor, na Lava Jato, mas dentro do Estado democrático de direito, único capaz de propiciar a realização da justiça, que deve ser, aliás, nossa verdadeira, única e indesviável meta.

Por outro lado, o que igualmente nos leva a refletir é a posição assumida pela classe política (de modo geral) em favor da negação peremptória diante de autênticas obviedades. Logo ela que, como fênix, e para o bem do país, precisa urgentemente renascer das cinzas a que foi condenada pela maioria dos brasileiros. Pois, como se sabe, sem política e sem políticos, nunca haverá democracia e liberdade.

Por que os políticos não se anteciparam aos delatores e contaram ao MPF o que sempre ocorreu, com menor ou maior grau, em nosso velho processo eleitoral? Por que não o fazem agora contando a verdade? Os cartéis – político e empresarial – não têm vitoriosos. Todos são derrotados, embora, entre os empresários, pontifiquem corruptores que se consideram patriotas porque prestaram relevante serviço ao país…

Deixo a sua reflexão, leitor, estas palavras oportunas do papa Francisco, tão aplaudido nas redes sociais, mas, certamente, muito pouco compreendido pelo povo cristão: “Peço a Deus que cresça o número de políticos capazes de entrar num autêntico diálogo, que vise efetivamente sanar as raízes profundas, e não a aparência dos males do nosso mundo. A política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum”.

 

Acílio Lara Resende artigo

 

Por Acílio Lara Resende

Tags: