05/10/2017 13:50
A intenção do prefeito Emanuel Pinheiro é conquistar um aporte financeiro, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para reconstruir escolas municipais
A intenção do prefeito é conquistar um aporte financeiro, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para que o programa já possa contemplar pelo menos 30 unidades. Para isso, Emanuel apresentou um completo diagnóstico da situação dessas 96 escolas, elaborado a partir de um detalhado levantamento feito pela atual gestão. Além disso, também esteve em pauta a instituição de uma parceria para a construção de 28 quadras poliesportivas cobertas, sendo 20 na área urbana e oito na zona rural.
Sensibilizado com a atual conjuntura dos educandários apresentados no levantamento, o ministro solicitou o encaminhamento da demanda ao presidente do FNDE, Silvio de Souza Pinheiro, pedindo celeridade no atendimento das questões pleiteadas. O prefeito deixou também adiantado um novo encontro com a equipe técnica do Fundo Nacional, para discutir a inclusão do município no Plano de Ações Articuladas (PAR), visando a construção de novas escolas.
“Apresentamos essa análise ao ministro e reivindicamos um apoio do Governo Federal para que consigamos melhorar a qualidade das nossas escolas. Estamos trabalhando para construir uma cidade humaniza e inclusiva para todos. E não tem como pensar nisso sem melhorar a educação, que é base de evolução da sociedade. Vamos universalizar as estruturas das nossas unidades de ensino, permitindo que nossas crianças tenham as condições adequadas para um aprendizado de qualidade”, comentou Emanuel.
O ministro também foi convidado para participar da inauguração de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que serão realizadas no fim deste ano, nos bairros Altos da Serra e Residencial Santa Terezinha.
Modernização do ensino
A atuação do chefe do Executivo municipal em Brasília faz parte de uma série de ações que a Prefeitura de Cuiabá já vem desenvolvendo com o objetivo de melhorar a estrutura física da rede de educação municipal e também de oferecer a modernização na metodologia de ensino.
Dentro desse plano de avanço, se encontra, por exemplo, o convênio de R$ 13 milhões firmado com a multinacional de tecnologia e informática, Microsoft. Fruto de uma articulação realizada pelo prefeito nos Estados Unidos, a empresa irá repassar o valor ao Município em forma de doação de softwares e o acesso gratuito, para professores e alunos, a diversos programas educacionais da multinacional.
Outra importante medida idealizada a partir de parceria com a iniciativa privada é a implantação do programa “Net Escola”, que está contemplando 82 escolas municipais com pontos de acesso à internet WI-FI banda larga e TV a cabo com sinal HD ou digital. O programa é executado contando com a cloaboração das empresas NET, Claro e Embratel, gerando custo zero para os cofres públicos e beneficiando cerca de 25 mil alunos.
Da Redação com informações de Bruno Vicente – Secom-Cuiabá