Negócio Árabe – Delegação dos Emirados Árabes chega a Cuiabá

26/10/2017 13:57

Rodada de negócios entre o Governo do Estado com os Emirados Árabes está acontecendo hoje, onde delegação do país árabe confere in loco o potencial para possível investimento em Mato Grosso

Oportunidades no agronegócio, projetos de infraestrutura logística, investimentos em empresas de pequeno e médio porte. Esses são os principais interesses dos Emirados Árabes Unidos, país oriental que, hoje, é o 16º maior importador da carne mato-grossense – foram R$ 10 milhões em 2016. Uma delegação de 15 pessoas está nesta quinta-feira (26.10) em Cuiabá, no Palácio Paiaguás, participando de uma rodada de negócios com instituições que representam nosso mercado e micro e pequenos empreendedores.

De acordo com o governador Pedro Taques, a rodada de negócios é consequência de um relacionamento estreito que Mato Grosso tem mantido com aquele país, desde fevereiro de 2016, quando uma comitiva do Executivo Estadual foi a Dubai, apresentar as possibilidades de investimentos no Estado.

“Os Emirados Árabes têm os maiores fundos de investimentos do mundo. Pensando nisso, fomos a Dubai em fevereiro de 2016 e, este ano, em agosto, recebemos a embaixadora daquele país aqui no Palácio, a senhora Hafsa Abdulla Mohamed Sharif. Os principais investidores estão aqui e vão fazer prospecções de negócios. Existe uma liquidez financeira no mercado e eles querem investir. Eles visitarão outras cidades e outros empreendimentos conhecendo os nossos resultados. O maior interesse está, principalmente, agricultura familiar, preservação de áreas de proteção permanente (PPP) e desenvolvimento de microempresas, que representam grande fatia da nossa economia”, explicou Taques.

O segundo secretário da Embaixada dos Emirados Árabes no Brasil, Abdelrahman Abdulla Almaazmi, vê uma grande oportunidade nesta rodada de negociações. “Há uma grande potência em Mato Grosso, especialmente no agronegócio. Vemos uma grande oportunidade aqui, com resultados impressionantes na produção e mercado. A embaixadora Hafsa Sharif fez a interlocução para que chegássemos a esse encontro e as oportunidades são muito boas para os dois lados.”

Darion Liziê de Souza, diretor do Núcleo de Negócios Internacionais do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), trouxe vários empreendedores com exposição de produtos para a rodada. “O Sebrae atua no mercado internacional desde 1998, intermediando e ajudando micro e pequenas empresas a estabelecerem vínculos com outros países. Essa é uma grande oportunidade, pois temos um país com capacidade de investimentos e projetos muito bons que poderão atender às demandas que eles procuram”, avaliou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Carlos Avalone, destacou a segurança alimentar como um dos principais atrativos para aquele país. “Eles têm grande interesse no quesito segurança alimentar. Mato Grosso é o melhor case mundial nessa questão. Os Emirados têm uma ligação forte com feijão e leguminosas e também com a carne mato-grossense. Hoje ainda essa delegação vai visitar várias fábricas, passando por Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, conhecendo a produção e a indústria do nosso estado. Nessas áreas todas precisamos de mais investimentos e eles são detentores dos maiores fundos mundiais. Esse interesse vem muito a calhar para os dois lados.”

Bola de Meia, Bola de Gude

Os Emirados Árabes Unidos também são conhecidos pelo investimento em projetos sociais de vários países. Nesta quinta-feira (26.10), o segundo secretário da Embaixada dos Emirados Árabes no Brasil, Abdelrahman Abdulla Almaazmi, oficializou a doação de computadores e outros equipamentos eletrônicos para o projeto “Bola de Meia, Bola de Gude”, que tem parceria com o Governo de Mato Grosso por meio da Polícia Judiciária Civil (PJC).

O Bola de Meia, Bola de Gude está presente em Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger, atendendo a 1.265 crianças, que participam de atividades pedagógicas preventivas, através de palestras que abordam valores éticos, morais, de cidadania e treinos de futsal duas vezes por semana.

Além dos encontros semanais, o criador do projeto, professor Jorge Farias, realiza visitas nas casas de todos os alunos para acompanhar o convívio familiar. “Queremos formar mais que jogadores famosos de futsal. Queremos formar pessoas de caráter. Parcerias como essas, com o Governo e também com os Emirados Árabes, nos dão estímulo e condições de alcançar esse objetivo”, afirmou.

 

Da Redação com informações de Euziany Teodoro – Gcom-MT