Regulação Fundiária – Cerca de 90 mil famílias serão beneficiadas ainda este ano

12/04/2018 15:13

Com apoio da AL-MT, moradores dos bairros Altos da Serra e Dr. Fábio, aguardam receber, ainda este ano, cerca de 90 mil títulos definitivos de suas propriedades

Mais 195 famílias dos bairros Altos da Serra I e Dr. Fábio I, de Cuiabá receberam o título definitivo de suas propriedades. A ação faz parte do programa de regularização fundiária do Instituto de Terras (Intermat), em parceria com a Assembleia Legislativa, que devolveu recursos ao governo do estado para contribuir com a ação. A entrega, que faz parte das comemorações alusivas aos 299 anos de Cuiabá, foi feita na noite desta terça-feira (10), no Centro Comunitário do Altos da Serra I, pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), destacou o esforço concentrado na Casa de Leis para reduzir os gastos mensais e conseguir devolver recursos ao governo para a consolidação dos títulos de propriedades, dando melhores condições de vida à população.

“Há aproximadamente 300 mil propriedades sem documento. Então, temos que trabalhar para resolver isso. O prefeito tomou a iniciativa junto com o estado e, para ajudar, devolvemos dinheiro da Assembleia Legislativa ao Intermat para viabilizar o projeto que pretende entregar 90 mil títulos até o final deste ano. É uma satisfação muito grande ver as pessoas que esperaram por esse momento recebendo o documento da propriedade. É a realização de um sonho”, comemorou o deputado.

A ajuda da Casa de Leis foi destacada pelo prefeito. “Os deputados têm nos ajudado muito. E, momentos como esse de realização do sonho de centenas de famílias é preciso compartilhar com muita gente, principalmente com o deputado Botelho, que tem sido parceiro e constantemente nos procura para saber quais as prioridades para Cuiabá. Nosso desafio segue com projeto ousado, pois 50% da população não têm título definitivo e fui eleito para cuidar da minha cidade, com prioridade aos menos favorecidos, gente humilde e trabalhadora que quer integrar o programa Meu Lar, Minha Conquista, um direito básico e sagrado de ter habitação”, afirmou o prefeito Pinheiro.

A alegria tomou conta de dona Irene Martins da Silva, que, após longos anos de espera, conseguiu o documento. “Estou muito feliz porque agora posso fazer melhorias na casa e realizar meu sonho”. O mesmo sentimento do morador do bairro Dr. Fábio I Luiz Carlos Modesto. “A satisfação é imensa por receber o título da minha casa própria. É ótimo saber que posso ter acesso a linhas de crédito para melhorar a minha residência. Estou muito feliz!”

O presidente do bairro Altos da Serra I, Cezar Nascimento, também comemorou. “Hoje estamos felizes. É uma luta, um sonho e uma conquista para nós moradores”, finalizou.

 

Da Redação com informações de Itamara Figueiredo, assessoria da Presidência – AL-MT